19/04/2024 02:33:00

10/01/2009 00:00:00

Trabalho e Emprego


Trabalho e Emprego

Cinco capitais de Estado e Brasília oferecem quase 24 mil vagas de emprego, segundo as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho. A área de telemarketing é a que mais oferece vagas. Mas há outros cargos que tem grande demanda de profissionais.

A primeira versão da reportagem não mencionava Brasília.

Os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro lideram a lista. O primeiro, com 11.564 posições ofertadas. Só para a função de operador de telemarketing são 3.092 vagas na capital paulista.

Já no Rio, dos 5.807 cargos disponíveis, 1.055 são para operador de vendas (lojas), 713 atendentes de lanchonete e 456 operadores de caixa.


Nas demais quatro capitais, o número de vagas em aberto é de 4.261 em Porto Alegre; 1.107 em Belo Horizonte; 699 Salvador e 324 em Brasília. Somado ao que está sendo ofertado no Rio e em São Paulo, o operador de telemarketing (ativo, receptivo ou bilíngue) continua a ofertar mais posições: 5.045 delas.

Em Salvador, os profissionais mais procurados são promotores de vendas (133) e operadores de telemarketing (128).

As empresas de Belo Horizonte procuram serventes de obras (67), mas o maior número de vagas é para operadores de telemarketing (409).

Em Porto Alegre, o mercado também precisa operadores de telemarketing (999) e procura recepcionistas bilíngues (900).

No Rio de Janeiro, aparecem no topo da lista vendedores para lojas (1.055) e atendentes de lanchonete (713) .

Em São Paulo, a busca é por operadores de telemarketing (3.092) e auxiliares de limpeza (1.027).

Em Brasília, são 26 vagas para repositor de mercadorias.

A explicação para as 5 mil vagas na área de telemarketing é a mudança das regras de funcionamento dos call centers, que entraram em vigor no fim de 2008. A tendência é que as contratações continuem pelo menos até o meio do ano.

A qualificação é a palavra-chave para conseguir um emprego. Marciléia Brandão, auxiliar de marketing, participou de inúmeros processos seletivos e teve inúmeras frustrações.

“Eu ia nas entrevistas e me perguntavam se eu tinha experiência em informática. Quando dizia que não, a minha entrevista terminava."

Ela viu que precisava se preparar. “Fiz o curso de informática, me atualizei na área, fui à luta e na primeira entrevista eu consegui o emprego.”

Agora, feliz da vida com o trabalho na área de marketing, Marciléia recomenda: “Hoje em dia não basta só ter segundo grau ou o nivel superior. Você tem que estar atualizado, bem informado, pra poder se inserir no mercado de trabalho, porque o mercado está muito exigente.”

Como se inscrever

Os interessados podem ir às agências dos seus municípios e se cadastrar. Se houver compatibilidade entre a qualificação do candidato e os pré-requisitos desejados pelo empregador, o Sine fará a intermediação.


Podem se inscrever no sistema os trabalhadores empregados ou desempregados; entre eles os portadores de deficiência, idosos, jovens do primeiro emprego. 

Quem não souber onde fica a agência do Sine mais próxima de casa, o Ministério do Trabalho e Emprego atualizou uma página só para isso. Basta acessar http://www.mte.gov.br/postos.

Outra opção é ligar na Central de Relacionamento Trabalho e Emprego. Para as regiões Sul e Centro-Oeste, e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins, o telefone é 0800 610101. E regiões Sudeste, Nordeste e Norte, exceto os estados do Acre, Rondônia e Tocantins, 0800 2850101.

com G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News