25/04/2024 19:48:01

Economia
17/06/2018 07:56:00

Grupo holandês pode comprar a Braskem


Grupo holandês pode comprar a Braskem
Ilustração

O anúncio do início das negociações para a venda de parte do capital acionário da Braskem agita os bastidores econômicos do Estado neste fim da semana. A indústria petroquímica controlada pelo Grupo Odebrecht está com tratativas com a empresa holandesa LyondellBasell.

Com um faturamento anual de R$ 54 bilhões, a empresa chamou a atenção do grupo holandês por conta de sua capilaridade no país. São 29 plantas industriais no Brasil, das quais três localizadas em Alagoas.

Seu controle acionário se divide da seguinte maneira: 38,3% são controlados pela Odebrecht, outros 36,1% pela Petrobras e outros 25% são negociados no mercado de ações, a Bolsa de Valores.

Instalada em Alagoas na década de 1980, aqui no Estado ela extrai o sal-gema, mineral que deu nome ao primeiro conglomerado que a administrava, para a produção de cloro e soda. Graças ao desenvolvimento da produção, a empresa expandiu a atuação chegando a ser a maior produtora de PVC do País.

Já o grupo holandês não fica atrás. A NYSE:LYB é uma das maiores companhias de plásticos, produtos químicos e refino do mundo. Os estudos de viabilidade para a compra das plantas da Braskem, no Brasil haviam começado desde o início do ano. Agora, depois de ter acesso a todas as condições reais da empresa, as tratativas comerciais, de fato, tiveram início.

Desde que chegou a Alagoas, a Braskem conquistou espaço no mercado local, nacional e internacional, graças a um corpo técnico dos mais qualificados do Estado. 

Do ponto de vista econômico é a empresa que mais arrecada para Alagoas, principalmente, depois do fim da hegemonia do setor sucroenergético que há pelo menos uma década vem, gradativamente, perdendo espaço.

Já a Braskem, pelo contrário, foi ampliando suas relações comerciais, tanto que até ter o controle acionário da Odebrecht passou pelo controle acionário de outras três empresas.

No comunicado oficial da LyondellBasell, esses aspectos comerciais e de produção da indústria no Brasil foram enaltecidos.

“LyondellBasell e Braskem compartilham uma forte cultura de excelência operacional e legados de inovação. Acreditamos que a potencial combinação das forças complementares, portfólios de produtos e áreas operacionais de LyondellBasell e Braskem criariam um valor significativo aos nossos acionistas, clientes e colaboradores”, diz o comunicado oficial da empresa holandesa. Matéria Gazeta de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News