18/04/2024 15:16:22

Meio Ambiente
16/06/2018 07:35:00

O vulcão Kilauea transformou parte da costa do Havaí em uma cena de filme apocalíptico


O vulcão Kilauea transformou parte da costa do Havaí em uma cena de filme apocalíptico
Ilustração

Já faz seis semanas que as fissuras de lava começaram a irromper no Havaí, e aparentemente não há previsão de término para o fenômeno. Novos vídeos capturados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos revelam a extensão da reformulação da paisagem e de como a lava tem transformado as praias em uma pilha de lixo vulcânico.


• É impressionante ver o encontro da lava do vulcão Kilauea, no Havaí, com o mar
• As imagens da erupção do Monte Sinabung na Indonésia são assustadoras

Este vídeo, capturado durante um sobrevoo de um helicóptero na manhã de 14 de junho, mostra a lava sendo expelida e alimentando um fluxo que vai para o oceano.

A devastação parece não ter fim, mas o trecho afetado tem cerca de um quilômetro de extensão. E a coisa é bem feia: pequenas explosões costeiras quando a lava atinge o oceano podem ser vistas.Um segundo vídeo liberado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos mostra o que está rolando na cratera Halemaumau, que faz parte do Parque Nacional de Vulcões do Havaí. As imagens foram capturadas por drones no dia 13 de junho e oferecem uma vista única do vulcão, que começou a entrar em erupção no meio de maio.

A parte mais profunda da cratera está a cerca de 300 metros abaixo da borda. A parte plana no fundo da cratera é a antiga superfície interior de Halemaumau, que afundou pelo menos 100 metros nas últimas semanas.

Rachaduras no solo perto da borda da cratera podem ser vistas cortando a região em que funcionava um estacionamento (que foi fechado em 2008).As cenas parecem horríveis, mas a boa notícia é que essa região acabará se recuperando assim que o Kilauea se estabilizar. As belas ilhas do Havaí não existiriam se não fossem esses processos vulcânicos. com msn



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News