19/04/2024 10:32:48

Alagoas
12/06/2018 20:40:00

Ronaldo Lessa avalia chances de vitória sobre Renan filho, em Alagoas


Ronaldo Lessa avalia chances de vitória sobre Renan filho, em Alagoas
Deputado por Alagoas Ronaldo Lessa

Sob um silêncio estratégico, o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL) aguarda números de pesquisas qualitativas para decidir se tenta voltar a governar o Estado de Alagoas, em um eventual terceiro mandato; ou se mantém sua candidatura à reeleição, coordenando politicamente a campanha do governador Renan Filho (MDB).

O ex-governador não demonstra empolgação, ao discutir o tema com o PDT de Alagoas. Mas o fato de Lessa não apresentar resistência em discutir sua candidatura a governador é visto com entusiasmo pelos oposicionistas.

Ronaldo Lessa conversou sobre suas chances ao governo, há duas semanas, com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). E, após a conversa com o principal rival da família Calheiros em Alagoas, Lessa decidiu aguardar a apresentação de novos números de pesquisas, para tomar uma decisão com mais segurança.

O foco de dois levantamentos de fontes distinta é descobrir como se comportaria a grande parcela do eleitorado indeciso ou que não vê opções além do nome de Renan Filho.

Lupi não virá mais a Alagoas

A busca de Lessa pela avaliação das chances de ingressar na disputa pelo governo agradou o presidente do PDT Nacional, Carlos Lupi, que não mais virá a Alagoas até a próxima sexta-feira (15), como previsto. O líder nacional do PDT tenta livrar o presidenciável Ciro Gomes da incongruência de ter o líder do PDT de Alagoas coordenando a campanha do grupo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), alvo de impropérios em seus discursos contra escândalos de corrupção no Brasil.

O dia 15 de junho havia sido fixado como limite para Lessa tomar a decisão. Mas o prazo foi estendido, porque o deputado federal quer discutir os números com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, no próximo fim de semana, para tomar a decisão definitiva.

Outra consequência da movimentação discreta de Lessa foi o fato de Renan Filho ter passado a convidar para eventos do governo – com mais frequência e ênfase – o pedetista coordenador político de sua campanha, com o qual tinha dificuldades até para atender seus telefonemas.

Nem conveniência, nem aventura

No ano passado, Ronaldo Lessa chegou a liderar pesquisas ao Senado em Alagoas. O pedetista governou Alagoas de 1999 a 2006, e antes de se eleger para a Câmara dos deputados, em 2014, perdeu três eleições, ao Senado, em 2006; ao governo, em 2010; e à Prefeitura de Maceió, em 2012.

Em 2010, Lessa resistia à ideia de se candidatar a governador, a ponto de negar os primeiros convites, mesmo com apoio dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Mas topou e levou a disputa para o segundo turno, contra o governador reeleito Teotonio Vilela Filho (PSDB), tendo derrotado nada menos que o ex-presidente Fernando Collor de Mello, hoje senador pelo PTC.

Por dentro das articulações eleitorais da base de Renan Filho, o deputado federal sabe que sua reeleição à Câmara dos Deputados não está tão fácil quanto exalta os aliados dos Calheiros. Nem para ele, nem para os demais pedetistas que pretendem ingressar na disputa proporcional.

O fato é que, hoje, a maioria do PDT de Alagoas que rejeita a ideia é formada por comissionados satisfeitos com seus cargos no governo de Renan Filho. Há quem diga que a decisão é difícil, pois Lessa teria firmado compromisso de não disputar contra o governador do MDB, ao reingressar no governo, no ano passado.

Mas há aqueles pedetistas que sabem que o capital político de Ronaldo Lessa foi fortalecido pelo trabalho à frente da bancada alagoana no Congresso Nacional. E que a decisão pela candidatura representaria chances de vitória, com a conquista dos votos indecisos.

Apesar da pressão de Lupi e da oposição pela sua candidatura a governador de Alagoas, Lessa constrói seu rumo político e eleitoral caminhando com as próprias pernas. E, talvez, se afaste da conveniência política tão comum em momentos como este, na vida pública. Diário deo Poder (davi soares)

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News