19/04/2024 15:50:32

Brasil
12/06/2018 20:37:00

43% dos brasileiros veem necessidade de reforma da previdência


43% dos brasileiros veem necessidade de reforma da previdência
Reforma da Previdência

Pesquisa feita pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) em parceria com o Instituto Ipsos mostra que 43% dos brasileiros consultados veem necessidade de reforma da Previdência e que 49% acham que a reforma deve ser encaminhada pelo próximo presidente eleito da República.

O estudo, divulgado nesta terça-feira, 12, durante o IX Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, ouviu 1.200 pessoas em 72 municípios no mês de abril com idades entre 16 anos e 60 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para cima e para baixo.

"A poucos meses da eleição presidencial, 43% dos brasileiros dizem que será necessário fazer uma reforma no futuro contra 38% que consideram que o sistema não precisa ser reestruturado", lembrou o presidente da Fenaprevi, Edson Franco, para quem 43% não é a maior parte, mas que indica que o assunto reforma da Previdência está sendo debatido e que muita gente discute o assunto. Uma parcela de 19% não soube responder à pesquisa.

Se 49% acham que o tema reforma tem que ser tocado pelo novo presidente, outros 33% acham que o assunto não deve estar na agenda do próximo mandatário enquanto 18% não responderam.

A pesquisa mostra ainda que 51% da população ainda acredita que o sistema previdenciário público é sustentável. Para o presidente da Fenaprevi, a percepção de que o sistema é sustentável predomina até mesmo entre os indivíduos com maior escolaridade. "Entre os que responderam com formação superior, 52% afirmaram que o sistema é sustentável, contra 41% que dizem contrário", pontuou Franco.

Já entre os indivíduos sem nenhum grau de instrução, o índice dos que declaram que o sistema é sustentável é menor, de 30%, embora 48% deste estrato diz não conhecer o assunto. O levantamento também mostra que para 53% dos entrevistados a previdência deve se manter com as verbas arrecadadas pelo INSS para este fim.

"O índice demonstra que os indivíduos não compreenderam que o sistema já gasta mais do que arrecada e que está em desequilíbrio", avalia Franco. Para outros 31% dos entrevistados, o INSS deve ser mantido também com verbas reservadas para outras áreas do orçamento do governo, o que comprometeria a disponibilidade de recursos para setores como saúde e educação, entre outros.

O estudo da Fenaprevi-Ipsos também avaliou o entendimento dos brasileiros sobre a origem dos problemas da previdência. Apenas 15% dos entrevistados apontaram o modelo atual das aposentadorias e o envelhecimento da população como principais casas dos problemas do INSS. Informações Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News