29/03/2024 11:05:43

Saúde
11/06/2018 14:32:00

Pesquisadores associam alteração de gene a doença de Parkinson


Pesquisadores associam alteração de gene a doença de Parkinson
Ilustração

Pesquisadores portugueses colaboraram na descoberta de novas alterações genéticas associadas ao aparecimento do Parkinson e da demência associada a esta doença, segundo um estudo internacional.

A investigação, que foi publicada esta semana na revista científica Lancet Neurology, descobriu pela primeira vez variações no gene LRP 10 em pacientes com doença de Parkinson e Demência de Corpos de Lewy, que são condições neurodegenerativas cujas causas são ainda desconhecidas.

"Esta descoberta abre uma nova janela sobre os mecanismos moleculares dessas doenças neurodegenerativas comuns e pode abrir caminho para a identificação de novos biomarcadores e novas terapias modificadoras da doença", diz o líder da equipe de investigadores, Vincenzo Bonifati, do Centro Médico Erasmus de Roterdã.

Gravidez tardia pode levar a complicações cardíacas no bebê

Segundo uma nota enviada à agência Lusa, os investigadores lembram que, embora os casos de origem genética destas doenças sejam raros, "a identificação de novos genes é de elevada importância para o melhor conhecimento das alterações cerebrais que causam a doença e para o desenvolvimento de novos medicamentos".

O artigo publicado no final da semana passada associa defeitos no gene LRP 10 com o desenvolvimento de doença de Parkinson ou de Demência de Corpos de Lewy. Com informações da Lusa. 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News