29/03/2024 03:45:31

06/01/2009 00:00:00

Brasil


Brasil

Os católicos comemoram o Dia de Reis nesta terça-feira (6). Segundo a tradição, há 2009 anos, Jesus Cristo recebeu a visita dos três reis magos: Belchior, Gaspar e Baltazar. Muita gente aproveita a data para fazer simpatias, receitas especiais e desmontar a decoração natalina.

Para homenagear os três reis magos, surgiu um costume: o bolo de reis. “Assim como eles levaram o ouro, a mirra e o incenso para o menino Jesus, hoje nós fazemos esse bolo para os reis magos. É um bolo sofisticado que leva passas, tâmara, frutas cristalizadas. É um bolo fino em agradecimento aos reis”, diz a cabeleireira Ângela Gonçalves.

A tradição católica permite um gesto de superstição no Dia de Reis. Após os pedidos de prosperidade na virada do ano, um reforço para ajudar a não faltar dinheiro em 2009 é a simpatia da romã. 

Quem deseja fazer a simpatia, deve separar nove sementes. Três delas são jogadas para trás. A pessoa deve comer outras três, dizendo “ouro” enquanto come a primeira, “incenso” para a segunda e “mirra” para a terceira. As três que restam são colocadas em um saquinho, que vai para a carteira.

Mas o maior de todos os segredos é a fé de quem faz o ritual.

As amigas também ensinaram que o saquinho do ano passado deve ser jogado em água corrente, mas não pode ser na pia. É necessário jogar em um rio ou riacho.

com G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News