19/04/2024 05:27:14

Mundo
10/06/2018 20:36:00

Kim Jong-un chega a Singapura para a reunião com Trump


Kim Jong-un chega a Singapura para a reunião com Trump
Líder coreano chega a Singapura

contedu el país

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, já está em Singapura. O mandatário aterrissou pouco antes das 14h40 (3h40 de Brasília) no aeroporto internacional de Changi a bordo de um avião fretado pela Air China. Kim chegou a Singapura antes do presidente norte-americano, Donald Trump, cuja chegada no Air Force One é esperada por volta das 20h35 (9h35 de Brasília) na base militar de Paya Lebar. Os dois se reunirão na terça-feira no hotel Capella de Sentosa (ao sul de Singapura), no que será o primeiro encontro entre líderes dos EUA e da Coreia do Norte na história.

Kim acabou não viajando no Chammae-1, o Il-62 soviético que seria o avião presidencial e sim em um moderno 747-400 da empresa aérea chinesa, melhor preparada para voos longos e com um interior mais luxuoso do que a aeronave russa de fuselagem estreita. Uma chegada mais presidencial para Kim, que, segundo a agência sul-coreana Yonhap, viajou em “um avião utilizado pelo governo chinês para enviar funcionários de alto escalão, incluindo o presidente Xi Jinping”. Kim e sua comitiva foram recebidos na pista de Changi por uma delegação de Singapura liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Vivian Balakrishnan.

O avião não foi a única contribuição da China à viagem, principal aliado da Coreia do Norte. O site sueco Flightradar 24 mostrou que a rota do voo do líder norte-coreano de Pyongyang a Singapura evitou ao máximo o litoral, por motivos de segurança. Pouco acostumado a esse tipo de viagem – desde que chegou ao poder em 2011 só viajou duas vezes à China – e especialmente preocupado por sua segurança, o avião sobrevoou até quatro províncias do país aliado: Hebei, Henan, Hubei e Hunan, para se manter o maior tempo possível em espaço aéreo amigo. O Flightradar também indicou que não existiram registros de aviões civis próximos ao 747-400 durante o voo, apesar de ser uma rota muito movimentada.

Apenas quinze minutos após a aterrissagem, um comboio formado por dezenas de veículos transportando o líder norte-coreano e sua comitiva se dirigiu ao hotel St. Regis, no distrito comercial de Orchard, onde ele se hospedará até depois da reunião. Durante todo o domingo a segurança e a expectativa nos arredores do hotel foram aumentando pela perspectiva de receber Kim pela primeira vez em Singapura, com ruas próximas engarrafadas e fechadas ao tráfego por sua chegada.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News