26/04/2024 10:49:17

Vida e Estilo
09/06/2018 00:00:00

Ter uma agenda faz bem para a sua saúde mental


Ter uma agenda faz bem para a sua saúde mental
Ilustração

reprodução

Nos últimos meses, uma técnica chamada "bullet journaling" ficou extremamente popular na internet. Trata-se de um sistema de organização de agendas criado pelo designer Ryder Carroll, no qual, por meio de várias etapas, as pessoas conseguem "acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro".

Não é uma técnica fácil ou intuitiva, ainda assim foi adotada por milhares de pessoas — é só buscar o termo "bullet journal" no Instagram, no Tumblr ou no Twitter para encontrar várias imagens maravilhosas de pessoas que organizaram suas vidas com o método de Carroll.

 
PUBLICIDADE

Em entrevista ao Science of Us, o neurocientista Daniel Levitin, autor de The Organized Mind (A Mente Organizada), explica que, no geral, quanto mais difícil for uma técnica, menos pessoas a adotarão. Os bullet journals, no entanto, fogem da regra porque funcionam como uma forma de as pessoas externalizarem suas memórias. Várias pesquisas reforçam a crença: escrever uma frase por dia pode te deixar mais feliz; fazer listas te deixa menos estressado e escrever à mão uma tarefa que você precisa fazer aumenta as chances de ela ser realizada. "Em outra palavras, tirar o que está na sua cabeça e colocar no mundo, seja em uma agenda ou em post its na sua geladeira, pode te fazer bem", afirma.

Processed with VSCO with t1 preset (Foto: Reprodução/Tumblr)

Levitin explica ainda que a sua cabeça só consegue prestar atenção a cerca de três coisas ao mesmo tempo. Isso quer dizer que ao se lembrar de várias tarefas constantemente, fica difícil acompanhar de fato o que você precisa fazer, o que te deixa cansado e bastante ansioso. Ao usar o sistema de bullet journal, é possível colocar vários tópicos de toda a sua vida em um só lugar, o que não só ajuda a tirar um pouco do peso dos seus ombros, como aumenta as chances de priorizar as tarefas e estar sempre de olho naquele cardeninho, logo, de não se esquecer do que precisa fazer.

Mas como fazer o bullet journal?

A ideia é que a partir do método de Carroll você possa anotar na sua agenda desde as tarefas diárias e mensais até seus sonhos e inspirações.

O primeiro passo é criar um índice no início da agenda. Em seguida, enumere as páginas e coloque o que cada uma corresponde. Por exemplo: lista de compras na página 2, objetivos do semestre na página 6 e por ai vai. Ao acrescentar uma espécie de menu no seu caderno, você não precisa ficar procurando em qual página está o que.

 (Foto: Reprodução/Youtube)

Nas páginas após o índice, faça um mini calendário dos próximos meses do ano, ao lado dos quais você pode anotar os principais acontecimentos daqueles dias: aniversários, consultas médicas, prestações que precisam ser pagas.

 (Foto: Reprodução/Tumblr)

Uma boa ideia é dedicar a próxima página a um calendário mensal. Dessa forma você poderá visualizar o mês por inteiro e ter uma noção do que cada dia te reserva.

 (Foto: Reprodução/Youtube)

Você pode mapear também sua lista de tarefas da semana ou do dia, como preferir. Lembrando que o objetivo é fazer o que é mais prático e que condiz com a sua rotina.

 (Foto: Reprodução/Youtube)

Carroll sugere que você priorize as tarefas mensais, usando símbolos para indicar quais devem ser esquecidas, quais devem ser feitas nos próximos meses ou quais devem esperar por um tempo. É possível ver as explicações mais detalhadas neste vídeo. Mas como ressalta Levitin, não existe um método que funcione para todo mundo. O que a ciência comprova que funciona é externalizar seus pensamentos, anseios e objetivos de alguma forma, como isso será feito cabe a você.

 (Foto: Reprodução/Tumblr)


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News