26/04/2024 23:35:39

Cidades
09/06/2018 09:02:00

Agência Fluvial de Penedo realiza cerimônia em comemoração ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo


Agência Fluvial de Penedo realiza cerimônia em comemoração ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo
Autoridades prestigiaram o evento

reprodução

Na presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Ronaldo Lopes; membros da comunidade local e integrantes da Sociedade dos Amigos da Marinha do Baixo São Francisco (Soamar), a Agência Fluvial de Penedo realizou nesta sexta, 08, a cerimônia cívico militar alusiva ao 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Sob o comando do capitão-tenente Robson Bonfim, a cerimônia aconteceu na sede da Agência Fluvial de Penedo, localizada na Avenida Duque de Caxias, 152, no Centro, em observância às formalidades legais para que os presentes possam entender um pouco mais sobre a importância da data magna da Marinha do Brasil.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Ela ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraná, próximo à cidade de Corrientes na Argentina.

Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.

Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra.

Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.
 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News