24/04/2024 05:00:23

Especial
08/06/2018 12:38:00

Índia recém-nascida enterrada viva trata infecção e respira sem ajuda de aparelhos em MT, diz hospital


Índia recém-nascida enterrada viva trata infecção e respira sem ajuda de aparelhos em MT, diz hospital
Criança tem quadro estável mas merece cuidados especiais

reprodução

A india recém-nascida – que foi resgatada depois de ser enterrada viva pela família indígena dela em Canarana, a 838 km de Cuiabá – já respira sem a ajuda de aparelhos. A criança está internada desde quarta-feira (6) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A menina sobreviveu após ficar seis horas enterrada e foi resgatada por policiais, que registraram o resgate em vídeo (veja logo abaixo)A bisavó da menina, que está presa, disse à polícia que achou que a criança estivesse morta e que, por isso, a enterrou.

Em nota divulgada à imprensa, o hospital disse que a menina tem um quadro de saúde estável, porém, ainda é considerado grave.

“A recém-nascida apresentou hemorragia gastrointestinal já controlada e anoxia grave devido ao tempo em que esteve soterrada e no momento respira sem a ajuda de aparelhos”, disse a Santa Casa.

A menina tem 2,4 kg e 47 centímetros. Ainda segundo a Santa Casa, a recém-nascida passa por um tratamento de infecção e a equipe pediátrica descartou qualquer tipo de cirurgia.

 
Recém-nascido está internado no Hospital de Água Boa (Foto: Polícia Militar de MT)Recém-nascido está internado no Hospital de Água Boa (Foto: Polícia Militar de MT)

Recém-nascido está internado no Hospital de Água Boa (Foto: Polícia Militar de MT)

Parto

 

A mãe da criança, de 15 anos, sentiu contrações e deu à luz no banheiro da casa. O bebê teria batido a cabeça no chão e não teve reação após o nascimento, segundo a família.

A história foi descoberta após uma denúncia anônima feita na Polícia Militar. A mãe da adolescente e a mãe do bebê foram ouvidas na delegacia e liberadas.

 
Kutsamin Kamayura é bisavó da índia recém-nascida em Canarana (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)Kutsamin Kamayura é bisavó da índia recém-nascida em Canarana (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)

Kutsamin Kamayura é bisavó da índia recém-nascida em Canarana (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)

 

Prisão da bisavó e investigação

 

A Polícia Civil estima que a criança ficou enterrada por seis horas – entre as 14h e 20h de terça-feira em uma cova de 50 centímetros de profundidade.

A bisavó, Kutsamin Kamayura, de 57 anos, foi ouvida e alegou que a criança não chorou e, por isso, acreditou que estivesse morta.

Seguindo o costume da comunidade indígena, ela enterrou o corpo no quintal, sem comunicar os órgãos oficiais.

Na decisão, o juiz Darwin de Souza Pontes, da 1ª Vara de Canarana, a ordem pública como motivo para determinar a prisão preventiva de Kutsamin. Ela deve responder por tentativa de homicídio.

Ela foi encaminhada para a cadeia pública de Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá.Segundo o delegado responsável pelo caso, Deuel Paixão de Santana, o suposto envolvimento da mãe e da avó da índia recém-nascida será apurado pela Polícia Civil de Mato Grosso.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News