25/04/2024 19:23:24

Justiça
07/06/2018 20:38:00

Três ministros do STJ votam pela perda de cargo de Cícero Amélio no TC


Três ministros do STJ votam pela perda de cargo de Cícero Amélio no TC
STJ em Brasilia

Ontem o Superior Tribunal de Justiça deu início ao julgamento da Ação Penal contra o conselheiro do Tribunal de Contas, Cícero Amélio, acusado de assinar uma certidão falsa beneficiando o ex-prefeito de Joaquim Gomes, Benedito Pontes de Santos.

Amélio já estava afastado do cargo de conselheiro desde agosto de 2016, quando a Corte Especial do STJ aceitou a denúncia contra ele.

Depois de vários adiamentos, o relator da AP, ministro Herman Benjamin, apresentou o seu parecer: ele pede a perda do cargo para o conselheiro, além de uma pena de três anos de detenção (transformada em serviços comunitários).

O ministro-revisor, Napoleão Nunes Maia, acompanhou o relator, que ainda foi seguido pelo ministro Jorge Mussi.

Na sequência, o ministro Og Fernandes pediu vistas da matéria e o julgamento foi suspenso, até segunda ordem. Faltam os votos de mais 12 ministros.

O ex-prefeito Benedito de Pontes Santos, que seria o beneficiário da certidão assinada por Amélio, que o tornaria elegível  – ele havia tido as contas rejeitadas pelo mesmo TC –, também foi condenado a um ano de prisão pelos três ministros e vai aguardar a decisão final do STJ.

informações tnh1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News