20/04/2024 00:30:27

Educação
07/06/2018 19:02:00

Mais de 5 mil alunos alagoanos participam da Olimpíada de Robótica, nesta sexta


Mais de 5 mil alunos alagoanos participam da Olimpíada de Robótica, nesta sexta
Ilustração

Considerada o maior evento de robótica da América Latina, contabilizando mais de 140 mil participantes em 2017, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem atraído cada vez mais a atenção dos jovens. Este ano, em Alagoas, mais de cinco mil estudantes estão inscritos para a modalidade teórica, cujas provas acontecem nesta sexta-feira (8).

Das 116 escolas alagoanas participantes, entre públicas e privadas, 86 delas são da rede pública estadual, que quintuplicou este número em comparação com o ano passado, onde contabilizou 17 unidades. Teremos ainda entre as participantes: 24 escolas particulares, 2 das redes municipais, 2 do Sistema S (SESI) e 2 unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Nesta modalidade, realizada nas respectivas unidades escolares, os estudantes responderão questões de uma prova escrita, elaborada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores, em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

Preparativos - O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite) e coordenador do Programa de Robótica pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ronaldo Cristiano, confirma que, este ano, os alunos da rede estadual intensificaram a preparação.

“Este resultado é reflexo do trabalho que a Secretaria tem realizado junto às escolas - são 95 contempladas pelo programa e com perspectiva de ampliação ainda este ano – e é do empenho dos professores da rede, que participaram ativamente das formações ofertadas, buscando estimular cada vez mais seus alunos. Além disso, disponibilizamos estagiários de Mecatrônica e Ciências da Computação da Ufal e Unit para dar suporte ao projeto”, pontua.

Ronaldo fala ainda dos preparativos para a fase prática da Olimpíada, onde os alunos construirão robôs que, acionados por meio de programação, deverão cumprir uma determinada tarefa. Segundo ele, este ano, as escolas competirão com projetos ainda mais elaborados.

“Para esta fase, enviamos materiais preparatórios e para a prática, prevista para 22 de setembro, investimos na melhoria dos protótipos, com oficinas para construções de robôs e também programação”, adianta o coordenador. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News