23/04/2024 17:08:57

Justiça
06/06/2018 18:02:00

Partidos firmam termo com TSE para combate às fake news


Partidos firmam termo com TSE para combate às fake news
Ministro Luiz Fux presidente do TSE

yahoo notícias (crédito)

Representantes de dez partidos políticos assinaram um termo de compromisso com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar a divulgação de notícias falsas durante as campanhas para as eleiç?es deste ano. O grupo se reuniu em Brasília com o presidente do órgão, Luiz Fux, na última terça-feira (5).

Embora os 35 partidos registrados no TSE tenham sido convidados a participar da reunião, apenas os seguintes compareceram e assinaram o documento: DEM, PCdoB, PSDB, PDT, PRB, PSC, PSD, PSL, PSOL e Rede.

O TSE, no entanto, admitiu não ter informado previamente o teor do encontro e permitiu que as demais legendas assinem o acordo até o dia 21 de junho.

Para Fux, a participação dos partidos no combate às chamadas fake news firma uma “colaboração dos homens de bem”.  O presidente do TSE destacou que a atuação não cabe apenas à imprensa ou aos partidos políticos, mas também aos eleitores.

Embora não cite exemplos, o texto afirma que em democracias ocidentais consolidadas “já se verificou a manipulação de notícias, combinada com o impulsionamento por robôs e perfis automatizados”.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News