24/04/2024 04:15:27

02/01/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Com o resultado das eleições municipais ainda indefinidos em alguns municípios alagoanos, algumas prefeituras do Estado foram assumidas neste 1º de janeiro por vereadores recém-eleitos presidentes de Câmaras Municipais.

Em cumprimento a determinações da Justiça Eleitoral e na expectativa de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que venham a ser definitivas, os vereadores ocupam – por tempo ainda indeterminado e alguns de forma incômoda -, o papel de condutores do Legislativo e do Executivo municipais.

Em Porto de Pedras, onde o candidato vitorioso nas urnas, Rogério Farias, teve o registro de candidatura negado pelo TSE em dezembro passado, assumiu a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores, Amaro Júnior, conhecido como ‘Boi Lambão’.

Farias teve o registro cassado por tentar concorrer a um terceiro mandato para o mesmo cargo mediante transferência de domicílio eleitoral.

São José da Laje

Em São José da Laje o prefeito reeleito, Paulo Roberto Pereira de Araújo, o Neno, também teve indeferido o registro de sua candidatura, em decisão monocrática do ministro Joaquim Barbosa. As contas de convênios federais firmados pela prefeitura foram rejeitadas e com isso assumiu a prefeitura o novo presidente da Câmara do município, o vereador Cícero Rosalino da Silva.

Cristina Brandão, prefeita reeleita do município de Joaquim Gomes, teve o registro de candidatura cassado pelo juiz 53ª Zona Eleitoral com sede em Flexeiras, Gilvan Santana, por compra de votos, assumindo sua cadeira o vereador Benedito Pontes, presidente da Câmara de Joaquim Gomes.

Em novembro, Ângela Garrote, candidata mais votada à prefeitura do município de Estrela de Alagoas, também teve seu registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o argumento de que, caso a candidata obtivesse o registro, resultaria em um quarto mandato sucessivo de um membro que compõe o mesmo núcleo familiar.

Com a decisão do TSE, assumiu a prefeitura a vereadora Elza Maria da Silva, presidente da Câmara Municipal de Estrela.

com alagoas24horas // vanessa alencar



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News