25/04/2024 14:58:10

Curiosidades
05/06/2018 00:00:00

9 dicas de filósofos gregos para relacionamentos


9 dicas de filósofos gregos para relacionamentos
Ilustração

informações revista galileu

Os antigos pensadores gregos não refletiam apenas sobre morte, política e natureza. Na verdade, alguns deles tem considerações bastante interessantes (quando não são apenas absurdas ou divertidas) sobre relacionamentos. O site Mental Floss listou nove conselhos de sábios sobre relações amorosas e casamento. Em vez de um guia para o amor, essas dicas revelam muito sobre como pensavam os antigos sobre seus relacionamentos e o papel da mulher, tão diferente hoje em dia. Confira:

1. Aceite as picuinhas da pessoa amada. 

Na Moralia, uma coleção de ensaios e discursos de Plutarco, o filósofo dá uma dica para seus amigos recém-casados. O texto se assimila bastante a um discurso de casamento e é voltado especialmente à esposa. O grego explica que homens, assim como animais, são facilmente irritados por certos tipos de som ou cores – alguns homens "não podem aguentar a visão do vermelho ou do roxo". Cabe à esposa descobrir os incômodos do marido e evitá-los, para que vivam "em constante gentileza" um com o outro. 

2. Desafie seu amor para descobrir quem ama mais o outro. 

Caio Musónio Rufo, um filósofo estoico, fez uma série de discursos sobre a relação entre casamento e filosofia. Para Rufo, o casamento ideal é aquele em que o casal se desdobra em esforços para agradar e ser devoto ao outro. Se ambos os parceiros se comprometem com a ideia de agradar mais o outro, o resultado é uma união feliz, estável e "digna de inveja". Ser egoísta, por outro lado, é a fonte de todos os problemas: "quando cada um olha apenas para seus interesses e se esquece do outro... a união está fadada ao desastre", escreve o grego. 

3. Não use poções do amor para garantir um marido ou esposa.

O cinema e a literatura estão cheios de exemplos de pessoas que se dão mal ao tentarem conquistar a pessoa amada por meios, digamos, escusos. Plutarco, mais uma vez comparando homens a animais, faz uma analogia entre pesca e conseguir um marido: uma mulher que tenta conquistar um homem com poções, assim como uma pessoa que pesca usando veneno, tornando o peixe "impossível de comer", não consegue o que deseja. "Mulheres que usam poções do amor e feitiços em seus maridos [...] se descobrirão casadas com bobalhões". 

4. Se divirta com a pessoa amada, ou ela vai se divertir sem você. 

Plutaco acreditava que o casamento era uma união tão poderosa a ponto de transformar duas pessoas em uma só. Logo, é preciso passar tempo com o parceiro, para se divertir e rir junto com ele. Caso contrário, a diversão vai ser encontrada fora de casa. "Homens que não se divertem com suas esposas estão ensinando a elas que procurem seus próprios prazeres longe do marido", escreveu o grego. 

5. Sua sogra provavelmente será ciumenta. 

Pensou que essa era uma questão moderna? Que nada. Plutarco já previa possíveis episódios de ciúme e tem um conselho direto: é preciso ter cautela ao tratar de relacionamentos entre mãe e filho. "Um jeito de curar a hostilidade é criar afeição por ela, sem afetar o relacionamento da mãe com seu filho". 

6. Para um relacionamento funcionar, ambos devem ser pessoas bacanas. 

Rufo acredita que um relacionamento ideal envolve duas pessoas "virtuosas". O casamento simplesmente não funcionará se ambos forem "más" pessoas ou se apenas uma delas for boa. E o que é ser uma boa pessoa para o filósofo? "Ter auto-controle, justiça" e "respeitar o caráter e a alma". 

7. Não cometa adultério. 

Rufo, em seu ideal de casamento, repudiava a ideia de adultério, alegando que "ia contra a natureza e era algo do que se envergonhar". Ainda que reconheça que alguns de seus contemporâneos não pensassem da mesma maneira, em especial quando se tratava de sexo com escravas, o grego dizia que também era errado. "Se um homem acha que não é errado ter relações com sua própria escrava, especialmente se for solteira, pergunte a ele como seria se sua esposa tivesse relações com um escravo". 

8. Mas se seu marido trai você, é porque "respeita você demais". 

Plutarco já pensava diferente de Rufo. Ao contar uma história sobre reis persas que enviavam suas mulheres para longe quando queriam se embebedar e fazer sexo selvagem com concubinas, o filósofo os defendia, dizendo que os reis simplesmente não queriam sujeitar suas esposas a esses episódios lascivos. "As mulheres dos reis persas se sentam ao lado dos reis e comem com eles", explica Plutarco. "A esposa não deve se zangar ou ficar brava, e sim entender que o respeito do rei por ela o leva a dividir sua lascividade com outra mulher". Vale pensar se a regra também valia para as esposas... 

9. O tempo vai fortalecer a relação. 

Para Plutarco, as relações só ficam mais fortes com o passar do tempo. Ao dar um conselho para os recém-casados, o filósofo reforça que é preciso tomar cuidado com a discórdia, que pode enfraquecer a relação. Mas "depois de um tempo, quando estiverem realmente ligados, não podem ser separados nem por fogo nem por aço", reflete o grego. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News