26/04/2024 15:23:16

02/01/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Antonio Aragão com Oliveira (colaborador)

 

 

Com as dependências do auditório Jairo Correia Viana da Prefeitura Municipal lotado, o prefeito eleito de União dos Palmares pelo PTB advogado Areski Dâmara de Omena Freitas Filho, conhecido como Dr. Kil foi empossado por volta das 20,30 horas desta quinta feira (01), com seu companheiro de chapa empresário do ramo farmacêutico Adeildo Sotero da Silva, juntamente com os nove vereadores eleitos no dia 05 de outubro passado, e que irão reger os destinos do município nos próximos quatro anos.

 

Areski Freitas tem 42 anos de idade, é divorciado pai de uma filha adolescente, nasceu na cidade de Murici, formou-se bacharel em direito pelo CESMAC em Maceió e já foi agente da Policia Civil de Alagoas. Se iniciou na política postulando uma cadeira na assembléia legislativa, cuja candidatura foi interrompida por um acidente automobilistico quando se dirigia de União para Maceió, que ceifou a vida de sua esposa e o deixou afastou literalmente da campanha. Recuperado, tentou em outra oportunidade ser vereador também por União, mas não logrou êxito nas urnas, até que na eleição municipal de 2004 foi indicado pelo empresário e deputado federal a epoca João Lyra (em cuja empresa prestava serviços como advogado) para ser vice prefeito de José Pedrosa, em substituição a Eduardo Praxedes que era secretário de educação do município.

 

Com a vitória esmagadora de Pedrosa, acompanhou o prefeito até a morte de forma súbita em agosto deste ano, tendo imediatamente assumido a direção do município, quando acumulava o cargo de Secretário de Educação, tendo realizado, segundo os críticos, um trabalho que mereceu elogios da comunidade, inaugurando inclusive uma das maiores e mais moderna escola do interior alagoano em um bairro periférico da cidade.

 

Prestigiaram a solenidade de posse do Dr. Kil o senador Renan Calheiros, o ex-governador de Alagoas Manoel Gomes de Barros, seu filho o deputado Nelito Gomes de Barros, o presidente da OAB seccional de União bacharel Newton Urubá Leitão, vereadores, próceres políticos além da sociedade local.

 

A surpresa da Mesa Diretora da Câmara

 

Revestida de surpresa e complexidade foi à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2009/2010, que até a noite de ontem tinha como certa a eleição do vereador Fabian Holanda, porém um grupo dissidente dos novos eleitos comandados pelo vereador Cícero Aurélio da Silva, o “Tutu” mudou a trajetória do pleito, fato que culminou com a apresentação do próprio Tutu como presidente. Na hora da votação, nova dissidência: Fabian Holanda desistiu de uma das secretarias, e foi apresentado o nome de consenso que seria o vereador Edvan Correia – o Bobo – que atualmente é presidente do Poder, cujo aceitação recebeu sete adesões, a exceção do próprio “Tutu” e do novo vereador Alan Elvis Oliveira, que após prestarem compromisso se retiraram da solenidade em sinal de protesto.

 

Superados os impasses, foram empossados os vereadores; Bruno Leitão Praxedes (1246 votos); Fabian Holanda Cavalcante (1216): Edvan Correia Santos (1102 votos); Almir Belarmino Silva (1005); Cícero Aurélio da Silva (942 votos); Manoel João Feliciano (917); Benedito José dos Santos (826 votos): Gildo Silva Brito (757): e Alan Elves Oliveira (572 votos), tendo ficado a mesa diretora assim composta: Presidente, Edvan Correia (Bobo); Vice Presidente Gildo Silva Brito: 1º Secretário Bruno Leitão Praxedes e 2º Secretário, Fabian Holanda. União dos Palmares (21ª Zona Eleitoral) tem aptos a votar 40591 eleitores, dos quais 32341 votaram em outubro passado, outorgando a Dr. Kil 15265 (52%) votos e ao seu principal adversário, o médico Beto Baia, 13525 sufrágios, ou seja, 46% do eleitorado.

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News