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Economia
04/06/2018 12:56:00

Consumidor precisa aprender algumas lições com a crise do desabastecimento


Consumidor precisa aprender algumas lições com a crise do desabastecimento
Foto Ilustrativa
crédito correio brasziliense
 
Em uma comparação, ela descobriu que se fosse encher o tanque do carro, as três vezes necessárias para a viagem, com o preço do combustível em São Paulo, ela gastaria o valor correspondente a uma passagem de avião. “O que seria inviável para mim porque, como está muito em cima da data do festival, seria R$ 1,5 mil”, afirma. Luma ainda destaca que as filas nos postos também seriam um obstáculo para a viagem de carro. “As pessoas estão fazendo fila nos postos de São Paulo para passar um dia todo lá e nós teríamos um dia para chegar porque sairíamos todos direto do trabalho para a viagem”, explica.

Abusos

A publicitária, que diz apoiar a greve, afirma que não estocaria combustível e tem evitado as filas nos postos. Com isso, passou a buscar alternativas para ir ao trabalho e compromissos. “Acho que as filas nos postos indicam um pensamento muito individualista de que cada um tem que ter sua gasolina antes do outro e quem não conseguir que se vire. Então não vou abastecer aqui em Brasília e não quero estocar”, diz.
 
Em alguns postos, a gasolina chegou a custar R$ 10. Maria Inês Dolci, vice-presidente do conselho diretor do instituto Proteste, afirma que, quando comprovada a prática abusiva, o consumidor tem direito a ressarcimento e, dependendo do caso, até indenização por danos morais. “Há direito em toda greve e protesto, mas não pode haver prática abusiva ou aumento injustificável de preço. Isso está descrito no código do consumidor”, esclarece.
 
Outro que sofreu diretamente com a crise gerada pela parada dos caminhoneiros foi o estudante Pedro Stuckert, 22 anos. Ele esperava no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para pegar um voo para Brasília. O voo, entretanto, foi cancelado diante da falta de combustível para os aviões. Pedro conseguiu remarcar a viagem para o dia seguinte. Mas teve outro problema. “Teve um erro no sistema e a minha reserva não foi efetivada”, reclama. A solução foi fazer uma transferência de companhias aéreas. “Como as companhias estão cobrindo os custos para os passageiros com voos cancelados por falta de combustível, eu não tive nenhum prejuízo”, explica.
 
A respeito da greve, Pedro se declarou completamente a favor da causa dos caminhoneiros. Segundo ele, o Brasil precisa de uma mudança. “Continuar do jeito que está não resolve e acho que não vai mudar porque os brasileiros fizeram fila nos postos enquanto os caminhoneiros se mobilizavam para lutar por uma causa que também era nossa”, argumenta.
 
Maria Inês diz que é importante que empresas e consumidores afetados pelo desabastecimento se comuniquem para garantir que os direitos de todos sejam respeitados. “A empresa tem obrigação de avisar o consumidor para ele saber se quer prosseguir com a compra do produto. São responsabilidades que os fornecedores têm com o cliente”, explica.



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