29/03/2024 06:12:46

Vida e Estilo
31/05/2018 00:00:00

Mitos e verdades sobre pílula do dia seguinte


Mitos e verdades sobre pílula do dia seguinte
Ilustração

Muitos mitos ainda cercam a pílula do dia seguinte. Recomendada em casos emergenciais, o medicamento não substitui os métodos contraceptivos tradicionais. Para o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a pílula do dia seguinte deve ser utilizada com muita cautela.

“Ela deve ser ingerida apenas em situações de risco, como o estouro da camisinha ou em episódios de violência sexual, por exemplo. A informação e a prevenção ainda são as melhores maneiras de se evitar uma gravidez indesejada”, ressalta.

Abaixo, Dr. Renato responde algumas das questões mais recorrentes sobre o uso medicamento. Confira a lista de mitos e verdades sugerida pelo especialista:

Há um momento correto para utilizar a pílula de contracepção emergencial.

VERDADE. Apesar de poder utilizá-la nos primeiros cinco dias, recomenda-se o uso em até 72 horas após o ato sexual. Porém, quanto antes a pílula for tomada, maior a chance de sucesso. Estudos relatam que, nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula gira em torno de 90%.

A pílula do dia seguinte é abortiva.

MITO. Ela age antes da ocorrência da gravidez, portanto não aborta. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo ou postergar a ovulação, caso esta ainda não tenha ocorrido. Se ocorrer gestação, sua tomada não causará danos para o embrião.

O medicamento causa efeitos colaterais.

VERDADE. O uso da pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais. Alterações no ciclo menstrual, diarreia, vômito, náuseas, dores de cabeça e no corpo, além de aumento de retenção de líquido. É necessário receita médica para adquiri-la.

O uso da pílula do dia seguinte tem contraindicações.

VERDADE. Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática, problemas hematológicos e vasculares, hipertensão ou obesidade mórbida devem evitar o medicamento.

Se uso anticoncepcional regularmente, preciso da pílula do dia seguinte.

MITO. Quem faz o uso correto da pílula tradicional, tomando-a da forma como foi prescrita pelo ginecologista, está protegida da gravidez.

A pílula do dia seguinte não substitui o uso de métodos contraceptivos convencionais.

VERDADE. Trata-se de um método de emergência, quando não há outro método. Deve-se ressaltar, dentre os métodos contraceptivos, a recomendação de sempre usar preservativos (camisinha), por exemplo, pois também previne homens e mulheres de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Leia também: Cabelo e gravidez: saiba o que se pode fazer nesta fase



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News