26/04/2024 00:45:13

Comportamento
29/05/2018 19:31:00

Este hábito irritante pode estar estragando os seus relacionamentos


Este hábito irritante pode estar estragando os seus relacionamentos

Sabe aquele hábito altamente antipático de esperar horas ou até dias antes de responder uma mensagem?

Existe um nome para isso: "cricketing". É o que você faz quando lê uma mensagem no WhatsApp ou outro aplicativo mas demora demais a responder, ou então nem sequer responde. Em lugar de receber uma resposta, a pessoa com quem você está se comunicando fica esperando em vão para ter a sua reação.

 

O termo "cricketing" ganhou destaque este ano quando o site de namoro Plenty of Fish o incluiu numa lista de comportamentos que os solteiros modernos encaram regularmente quando saem ou procuram marcar encontros com outras pessoas.

 

O site descreveu o "cricketing" no contexto de interações românticas, mas ele pode se aplicar às comunicações com qualquer pessoa. Exemplo: sua sogra lhe pergunta se você vai ao churrasco no domingo e você não responde na hora. Só no próprio domingo você percebe que se esqueceu de responder.

 

Mas, segundo Kurt Smith, terapeuta especializado em atender homens, é especialmente desagradável quando alguém por quem você está apaixonado faz isso com você.

"Toda semana ouço pacientes se queixarem de problemas de comunicação com seus parceiros, problemas ligados a mensagens de texto. Ou é 'meu parceiro não sai do telefone" ou 'ele ou ela nunca responde minhas mensagens'", disse o terapeuta. "Vejo homens e mulheres sendo igualmente culpados de fazer esse mau uso das mensagens de texto e apresentando comportamentos passivos-agressivos como o 'cricketing'."

 

A especialista em etiqueta Diane Gottsman, autora de "Modern Etiquette for a Better Life: Master All Social and Business Exchanges", disse que pais e pessoas mais velhas tendem a ter esse comportamento com mais frequência.

"Tive uma cliente recentemente que me falou que seus pais são 'cricketers' totais", Gottsman revelou ao HuffPost. "Ela disse que podia estar se comunicando com eles sem problemas, mas assim que perguntava se eles topariam cuidar das crianças no fim de semana ou lhe dar uma carona para ela buscar o carro no mecânico, eles demoravam horas ou dias para responder."

Os pais disseram à cliente que o silêncio não era intencional, mas o mal já tinha sido feito.

"Ela interpretou imediatamente como sendo má-vontade deles, que eles não queriam ajudá-la", explicou Gottsman. "Essa reação já deixa a pessoa magoada."

O "cricketing" é ainda mais irritante se você está trocando mensagens com pessoas que deixam ligados os alertas de "lido". A mensagem que fica implícita: "Sim, já li sua mensagem e você está sendo ignorado."

Pensando no contexto maior, irritar-se tremendamente com uma mensagem de texto – ou a falta dela – pode parecer um exagero, mas quando o "cricketing" ocorre com frequência, fica difícil esquecer a desfeita. Para Smith, o que ofende mais é o desrespeito implícito com seu tempo.

"Ser ignorado pela outra pessoa é uma falta de respeito e também de afeto", disse o terapeuta. "Não esperamos ser tratados desse modo pelas pessoas que amamos, e isso torna a atitude ainda mais irritante."

O segredo é dizer alguma coisa que mostre que a outra pessoa merece ser reconhecida tanto quanto você.Carin Goldstein, terapeuta de casais em Sherman Oaks, Califórnia

Então, se você é alguém que comete "cricketing" o tempo todo, como pode modificar esse mau hábito? Para Carin Goldstein, teraeuta de casais em Sherman Oaks, Califórnia, se você não tiver tempo de dar uma resposta completa, pelo menos informe seu interlocutor que você pretende fazer isso assim que tiver uma horinha disponível.

"Tire dez segundos e escreva à outra pessoa algo tipo 'respondo mais tarde ou amanhã – hoje está um dia muito cheio'", ela recomendou. "O segredo é simplesmente dizer alguma coisa que mostre que a outra pessoa merece ser reconhecida, tanto quanto você."

Kurt Smith acha que devemos criar o hábito de responder a todas as mensagens no mesmo dia, ou mesmo em questão de horas.

Se isso for muito para pedir, diga a seus amigos e familiares que você se comunica à moda antiga e prefere conversar verbalmente sobre assuntos mais importantes.

"Se o assunto for algo que você não queira tratar detalhadamente numa mensagem de texto, avise que recebeu a mensagem e que precisa de tempo para pensar sobre como responder", ele disse. "É simples assim."

/www.huffpostbrasil.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News