29/03/2024 04:12:51

Especial
28/05/2018 08:30:00

Como bichos de estimação ajudam alunos a passar nas provas da Universidade de Cambridge


Como bichos de estimação ajudam alunos a passar nas provas da Universidade de Cambridge

Porquinhos-da-índia que ajudam a relaxar, um gato de três pernas e diversos cachorros agora são "funcionários" da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Os bichinhos ajudam os estudantes na época das provas – passar um tempo com os animais ajuda a diminuir o estresse trazido pelos dos exames e melhora o desempenho nas avaliações.

No projeto, funcionários de diversas faculdades da universidade adotaram animais para que eles fiquem em contato com os estudantes.

Alunos podem tomar um chá com Jasper, o gato malhado, ou levar os cachorros para passear.

A universidade diz que os animais demonstram ficar felizes ao ajudar alunos estressados ou com saudade de seus próprios bichinhos de estimação – já que os estudantes da universidade costumam morar no próprio campus.

O gato JasperDireito de imagemCAMBRIDGE UNIVERSITY/MARSHALL LIBRARY
Image captionEm um dos eventos com temáticas de gatos, a biblioteca de economia reuniu 140 alunos para conhecer Jasper, o gato

A iniciativa tem funcionado, mesmo que os bichos às vezes demonstrem alguma teimosia - como provou o cachorra Twiglet, que deu uma voltinha com seu "paciente" e depois se recusou a se mexer, provando que o trabalho de ser um "cão relaxante" não era pra ela.

O gato Jasper, que não tem uma pena, mora na biblioteca da faculdade de economia há anos. Ele é o "anfitrião" do evento "Chá com Jasper", que às vezes atrai mais de 100 pessoas.

Emmeline a porquinha-da-índiaDireito de imagemCAMBRIDGE UNIVERSITY
Image captionA porquinha-da-índia Emmeline Squeakhurst foi nomeada em homenagem à feminista Emmeline Pankhurst, que lutou pelo voto das mulheres na Inglaterra

Já a faculdade Lucy Cavendish adotou quatro porquinhos-da-índia, que também são um sucesso entre os alunos. Eles podem brincar com os bichinhos no jardim.

"É muito bom cuidar deles, eles nos distraem das provas", diz a estudante Laura McClintock.

O cocker spaniel inglês Jack também faz parte da equipe de "funcionários" animais, e sua agenda de passeios está sempre cheia.

A aluna Nina Jeffs diz que levá-lo para passear foi "como voltar para casa" e a ajudou a relaxar.

Alunos caminhando com o cocker JackDireito de imagemCAMBRIDGE UNIVERSITY
Image captionO cocker Jack leva os alunos de Cambridge para passear - ou o contrário

Saúde mental

Para Stephen Buckley, da entidade Mind, que promove saúde mental, se conectar com a natureza através do cuidado com animais traz uma série de benefícios para a saúde.

"Brincar com um bichinho, levar um cachorro para passear ou cuidar de um gato são coisas que ajudam a atenuar uma série de problemas de saúde mental. Ajuda os alunos a se desligar das pressões do dia a dia, a ficar com a mente mais leve e com menos estresse", afirma.

A Universidade de Cambridge não é a única instituição inglesa que tem um programa de convivência com animais de estimação.

A Universidade de Huddersfield tem uma "sala dos filhotes" onde estudantes podem passar tempo com uma dupla de cães treinados para terapia. Já a Universidade Aberystwyth leva os cães de um centro de acolhida de bichos abandonados para passear no campus e brincar com os alunos. A Universidade de Bath disponibiliza até patos e cabras para os estudantes interagirem.

Porquinhos da índia e alunos da CambridgeDireito de imagemCAMBRIDGE UNIVERSITY
Image captionQuatro porquinhos-da-índia foram adotados por alunos e funcionário da faculdade Lucy Cavendish

A ong "Pets as Therapy" (Animais como Terapia) promove visitas terapêuticas de bichos a diversas instituições, incluindo hospitais e universidades. Eles afirmam que a época de provas coloca uma pressão enorme dos estudantes e que os bichos ajudam a lidar com a tristeza e a ansiedade, permitindo que os alunos consigam racionalizar a situação.

A entidade diz que pesquisas conduzidas com a Universidade de Lincoln sobre a interação entre animais de estimação e pessoas mostra que "alunos recebendo visita de bichinhos tinham um nível de cortisol (hormônio do estresse) bem mais baixo."

A faculdade Santa Catarina, na Universidade de Cambridge, tem o caõzinho Toby justamente para isso.

Jack the dogDireito de imagemCAMBRIDGE UNIVERSITY
Image captionSpaniel Jack is loved by students at Corpus Christi College

No entanto, a tentativa da faculdade Sidney Sussex de implementar o projeto não deu muito certo.

A jack russell terrier Twiglet deu apenas uma voltinha com alunos e depois se sentou e não quis mais se mexer – provando que ser um cão de serviço não era para ela.

O jornal da faculdade disse que o cachorro estava muito estressado para a função e que foi "aposentado" depois de apenas um dia.

A Universidade diz que todos os bichos são muito bem tratados e que "Twiglet não está estressada, está perfeitamente bem. A pior coisa que pode ser dita sobre ela é que tem muita vontade própria."

Treinadores dizem que nem todos os cães tem uma personalidade que se adapta a esse tipo de serviço.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News