18/04/2024 21:21:16

Brasil
26/05/2018 11:27:00

Universidades e institutos federais suspendem aulas por causa da greve de caminhoneiros


Universidades e institutos federais suspendem aulas por causa da greve de caminhoneiros

g1

Por causa da greve de caminhoneiros, mais de dez universidades federais brasileiras suspenderam as aulas nesta sexta-feira (25). A decisão foi tomada por causa das dificuldades no transporte de funcionários e de alunos.

Os caminhoneiros estão parados há cinco dias. Há manifestações em 20 estados e no Distrito Federal contra a disparada do preço do diesel, que faz parte da política de preços da Petrobras em vigor desde julho de 2017.

Na quinta-feira (24), um acordo do setor foi feito com o governo, que incluiu a redução de 10% nos preços do diesel pelos próximos 30 dias; aparalisação, no entanto, continua.

Abaixo, confira quais universidades federais confirmaram o cancelamento de aulas:

Rio Grande do Sul

Distrito Federal

  • Universidade de Brasília (UnB) disse ao G1 que, por enquanto, não há nenhum comunicado oficial da reitoria. No entanto, cada professor poderá suspender as aulas de acordo com a necessidade.

Pernambuco

Minas Gerais

  • Universidade Federal de Lavras só retomará as atividades na semana que vem.
  • Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em razão das dificuldades do transporte público em Uberaba, o Conselho de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Coens/UFTM) decidiu pela suspensão das aulas, nos seguintes turnos: sexta-feira (25), nos períodos matutino, vespertino e noturno; e sábado (26), nos períodos matutino e vespertino.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) suspendeu as aulas desta sexta (25) nos cursos presenciais e a distância, no campus de Juiz de Fora e no Colégio de Aplicação João XXIII. A medida afetou cerca de 1.250 alunos na escola e 16 mil na instituição, de acordo com a Diretoria de Imagem Institucional.
  • A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) anunciou que as aulas estão suspensas nesta sexta no Campus Alto Paraopeba (CAP), no Campus Sete Lagoas (CSL) e em todos os três campi da cidade histórica. "Continuaremos atentos à situação e tomaremos novas medidas, caso sejam necessárias, para assegurar os direitos de participação nas atividades acadêmicas dos estudantes que estão impedidos de comparecer aos referidos campi. As medidas foram tomadas de acordo com as questões regionais que afetam cada campus da instituição", informou em nota.
  • As aulas do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais também foram suspensas até o fim de semana.

    Paraíba

    Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (25) em função da paralisação dos caminhoneiros. A pró-reitoria de ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também divulgou nota orientando aos professores e coordenadores da instituição para não realizarem o controle de frequência dos alunos nesta sexta-feira.

    Sergipe

    Cerca de 30 mil alunos da Universidade Federal de Sergipe estão sem aula desde a noite de quinta-feira (24). São seis campi em todo o Estado. A medida é para não prejudicar os estudantes de graduação e pós-graduação. Não há previsão de retorno.

    Além disso, a greve fez o Instituto Federal de Sergipe (IFS) adiar as provas do vestibular do segundo semestre. Segundo o IFS, a prova iria acontecer no domingo (27) e foi adiada para o próximo dia 10 de junho. A prorrogação não irá afetar o início das aulas, previsto para o dia 11 de junho.

    Mato Grosso do Sul

    A Universidade Federal da Grande Dourados suspendeu as aulas de quinta à tarde até pelo menos domingo (27).



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News