29/03/2024 03:42:56

Curiosidades
23/05/2018 20:24:00

Cientistas desvendam por que a Torre de Pisa continua em pé, após séculos e terremotos


Cientistas desvendam por que a Torre de Pisa continua em pé, após séculos e terremotos

yahoo notícias

Há anos um mistério intrigava os engenheiros: como a Torre de Pisa conseguiu resistir estando tão inclinada?

Com 58 metros de altura, o campanário da catedral pende em um ângulo de cinco graus, o que faz com que fique até cinco metros fora do eixo no seu topo.

O local onde fica a torre, na Toscana, assim como grande parte da Itália, sofre com terremotos, o que intrigava ainda mais a ciência: como a famosa torre resiste a tudo isso, enquanto prédios modernos caem?

De acordo com a BBC, uma equipe de engenheiros da Universidade Roma Tre, na Itália, e da Universidade de Bristol, na Inglaterra, se propuseram a desvendar o mistério – e de fato conseguiram.

O motivo da Torre de Pisa ter permanecido intacta por todos esses anos está no solo abaixo dela. Os pesquisadores apontam que a razão está em um fenômeno conhecido como “interação dinâmica entre solo e estrutura” (DSSI, na sigla em inglês).

Nada mais é do que uma combinação entre a estrutura da torre e as características do terreno em que ela foi erguida. Se por um lado o solo é macio, por outro, a torre é alta e rígida, o que faz com que a ressonância de movimentos sísmicos seja muito menor, reduzindo os efeitos dos tremores sobre o monumento.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News