20/04/2024 04:55:24

Especial
23/05/2018 19:33:00

Fim do mistério? Especialistas dizem ter esclarecido sumiço de avião da Malaysia Airlines


Fim do mistério? Especialistas dizem ter esclarecido sumiço de avião da Malaysia Airlines

yahoo notícias

Um dos maiores mistérios da aviação, o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines pode ter finalmente sido esclarecido.

O programa australiano “60 minutes” reuniu um grupo de especialistas em aviação civil e revelou a tese que acreditam ser a mais plausível para explicar o que aconteceu no dia 8 de março de 2014.

Para eles, o capitão da aeronave, Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, foi o responsável pelo sumiço do avião que tinha 238 pessoas a bordo. Acreditam, ainda, que ele teria planejado tudo isso.

Segundo o grupo, formado por ex-pilotos, o ex-chefe da aviação civil da Austrália, especialistas em segurança aérea e um oceanógrafo, Zaharie teria provocado a despressurização da cabine para deixar os ocupantes inconscientes e usava máscara de oxigênio.

A tese explicaria a razão de uma alteração na rota do voo. A aeronave decolou de Kuala Lumpur, na Malásia, tendo Pequim como destino. Em determinado momento, a pessoa que controlava o avião em uma região em que fica a cidade malaia de Panang, onde Zaharie nasceu. Os especialistas encaram isso como um gesto de despedida.

Para eles, o piloto teria desligado o sistema de comunicação deliberadamente e, experiente, sabia  o que fazer para sumir sem deixar pistas.

A hipótese de Zaharie como autor do episódio não é nova. Durante as investigações, a casa dele e do copiloto foram vasculhadas.

Por anos, as buscas foram por anos conduzidas pela Malásia, China e Austrália e chegaram ao fim do ano passado. Até hoje, nenhum vestígio foi encontrado.

O ATSB (Departamento de Segurança dos Transportes da Austrália), órgão que coordenou as buscas pelo avião junto com os governos de Malásia e China, discorda dessa hipótese.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News