28/03/2024 17:56:18

Justiça
23/05/2018 11:06:00

Maluf é condenado a 2 anos e 9 meses de prisão domiciliar pelo STF


Maluf é condenado a 2 anos e 9 meses de prisão domiciliar pelo STF

O deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP) foi condenado a dois anos e nove meses de prisão domiciliar pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar cometeu o crime de falsidade ideológica para fins eleitorais. Ele já cumpre pena de prisão em decorrência de outra condenação. 

De acordo com o Ministério Público, Maluf teve 168,6 mil em despesas eleitorais pagas pela empresa Eucatex, que pertence a sua própria família. O ato ocorreu quando ele concorria nas eleições de 2010. A denúncia destaca que ele omitiu o recebimento do dinheiro em sua prestação de contas. 

O ministro Luiz Fux, relator do caso, entendeu que existe provas suficientes dos delitos e votou pela condenação.

"Diante dos fatos, entendo que existem provas suficientes para comprovarem a materialidade dos crimes imputados", afirmou Fux durante o julgamento.

O entendimento de Fux foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. O ministro Marco Aurélio Mello também votou pela condenação. Mas ele destacou que o caso não deveria ser de competência do Supremo, por conta da decisão de restringir o foro privilegiado para atos que ocorreram durante o exercício parlamentar.

O ministro Luiz Fux determinou ainda a perda de mandato na Câmara. O STF vai notificar a casa legislativa para que tome uma decisão sobre o assunto.  

correio braziliense



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News