25/04/2024 12:01:20

Governo
22/05/2018 23:07:00

Congresso está iluminado de verde para lembrar mês da Defensoria Pública


Congresso está iluminado de verde para lembrar mês da Defensoria Pública

De 18 a 23 de maio, as cúpulas do Congresso Nacional serão iluminadas de verde para lembrar o mês da Defensoria Pública, atendendo a solicitação feita pela presidente da Associação dos Defensores (Adep) do Distrito Federal, Mayara Lima Tachy. O defensor público atende cidadãos que não têm condições de contratar um advogado particular, garantindo o direito de acesso à Justiça. É dele a responsabilidade de orientar, defender e promover os direitos humanos, em todos os graus, judicial e extrajudicial, de forma gratuita e integral.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), no Brasil há pouco mais de 6 mil defensores públicos estaduais e 601 defensores federais. No Distrito Federal, são 229 profissionais em atividade. Para Ricardo Pierre, vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF, a Defensoria Pública é uma instituição democrática e tem por vocação o cumprimento de objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

— É nosso papel promover o bem de todos, em especial daqueles em situação de maior marginalização, vulnerabilidade e discriminação — afirma.

Ainda de acordo com Pierre, o defensor público é agente político responsável pela assistência jurídica dos necessitados e, sobretudo, um garantidor da cidadania, “dando voz” e fazendo valer os direitos das pessoas que mais precisam. Para ter acesso ao serviço ofertado pela Defensoria Pública, o cidadão, comprovadamente necessitado, ou em situação de vulnerabilidade, deve procurar o núcleo de atendimento do órgão mais próximo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News