19/04/2024 18:03:21

Mundo
18/05/2018 12:16:00

Ex-espião russo intoxicado no Reino Unido tem alta do hospital


Ex-espião russo intoxicado no Reino Unido tem alta do hospital

ex-espião russo Serguei Skripal que foi intoxicado no Reino Unido em março, em um ataque atribuído a Moscou pelo governo britânico, teve alta do hospital de Salisbury nesta sexta-feira (18).

Skripal e sua filha Yulia foram intoxicados em 4 de março passado. Eles foram encontrados desacordados em um banco de um parque da cidade de Salisbury. Ambos internados no hospital em estado crítico. Yulia deixou o hospital em abril.

"É uma notícia fantástica que Serguei Skripal esteja bem o suficiente para deixar o Hospital do Distrito de Salisbury", afirmou em um comunicado Cara Charles-Barks, diretora do centro médico da cidade do sul da Inglaterra.

Um policial britânico que foi um dos primeiros a atender Skripal também foi afetado pelo agente nervoso e teve alta em março.

O caso provocou uma crise diplomática do Reino Unido com a Rússia, que depois se ampliou para outros países, e a expulsão de 300 diplomatas russos de cerca de 30 de países.

As autoridades britânicas acusaram a Rússia do ataque porque o agente tóxico em questão, conhecido como Novichok, foi concebido pelo setor militar soviético há décadas. Moscou nega as acusações.

Serguei Skripal foi coronel do serviço secreto militar russo, mas acabou condenado por alta traição por vender informações ao Reino Unido. Em 2010 foi envolvido em uma troca de espiões e se mudou para a Inglaterra, onde recebeu refúgio.

g1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News