20/07/2019 15:12:49

23/12/2008 00:00:00

Cultura


Cultura

Faleceu, há pouco, no Hospital do Coração, o dr. Ib Gatto Falcão, 94 anos. Ele estava internado desde o último domingo na UTI para se recuperar de complicações decorrentes de uma isquemia (ausência de oxigênio no cérebro). O corpo está sendo velado na Academia Alagoana de Letras e o sepultamento será amanhã, às 11h, no cemitério Parque das Flores.

Para o Senador João Tenório, Alagoas acaba de perder o maior símbolo de trabalho e dignidade do Estado. "O Estado deve render todas as homenagens a este homem pela sua capacidade de construir e pelo seu trabalho em Alagoas", complementou.  

Visionário 

O médico e professor Ib. Gatto Falcão era presidente da Academia Alagoana de Letras desde 1998, quando substituiu o escritor Carlos Moliterno. Nos últimos anos, ele vinha se dedicando a missão de aproximar a Academia da população.

Para isso, inaugurou a biblioteca com o maior acervo de autores alagoanos e implantou o curso de especialização em Literatura Brasileira e Lingüística com bolsas para quem não pode pagar.

No final do ano passado dr. Ib Gatto deu andamento ao grande sonho: restaurar a casa do poeta Jorge de Lima, na Praça Sinimbu, que foi inaugurada no último dia 15. Dr. Ib Gatto estava afastado da Academia desde novembro do ano passado para se recuperar da saúde debilitada com as seqüelas da isquemia.

Trajetória

1914 – Nasce em Maceió filho de Oscar Marinho Falcão e Eponina Gatto

1935 – Forma-se na Faculdade de Medicina da Bahia

1936 – Inicia carreira de médico no pronto-socorro e de professor no Instituto de Educação e Faculdade de Medicina de Alagoas

1949 – Assume a cadeira de nº 3 do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

1961 – Secretário Estadual de Saúde e Assistência Social

1967 – Secretário Estadual de Planejamento

1970 – Diretor da Escola de Ciências Médicas

1988 – Assume a Presidência da Academia Alagoana de Letras

2000 – Inaugura a Biblioteca Governador Lamenha Filho

2001 – Inicia o curso de especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Academia Alagoana de Letras

2004 – Inicia o projeto de restauro da Casa Jorge de Lima

2007 – Se afasta da presidência da Academia Alagoana de Letras para cuidar da saúde.

com tudonahora //



Enquete
Em sua avaliação que nota de 0 a 10 você dá ao Governo Bolsonaro
Total de votos: 194
Google News