20/04/2024 05:20:11

Viver Bem
15/05/2018 20:30:00

O que significa a dor que sentimos na barriga durante o exercício?


O que significa a dor que sentimos na barriga durante o exercício?

Ador que surge repentinamente, na lateral da sua barriga, com pontadas tão insuportáveis que fica impossível continuar na prática esportiva tem um nome: dor abdominal transitória relacionada ao exercício, ou ETAP(Exercise-Related Transient Abdominal Pain).

Essa incômoda sensação é sentida por aproximadamente 75% das pessoas que praticam corrida e a forma de evitá-la ainda não é conhecida. Contudo, algumas dicas são dadas para evitar o problema. Inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ou não comer nada algumas horas antes do exercício são algumas delas.

Explicação

Algumas teorias tentam explicar o problema, mas acabam caindo sempre na exceção. Uma delas diz que a dor é causada por falta de sangue para o diafragma e, em consequência, menos oxigênio, mas o problema é que existem muitos relatos de dor durante atividades que possuem exigência física, mas não elevam o ritmo cardíaco, como cavalgadas.

Outras teorias incluem problemas de postura, excesso de pressão sobre os órgãos e o revestimento que os segura no lugar.

Leia também: Saiba como voltar à academia após muito tempo parado(a)

notícias ao minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News