28/03/2024 23:15:02

Viver Bem
14/05/2018 09:08:00

5 formas de evitar dores de cabeça


5 formas de evitar dores de cabeça

Dor de cabeça. Se você é um ser humano que vive na correria do século 21 provavelmente já sofreu com esse mal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 140 milhões de pessoas no país são atingidas pela doença, sendo que 30 milhões são diagnosticadas com enxaqueca.

Como as dores podem prejudicar (e muito) a sua produtividade, a GALILEU selecionou cinco dicas para te ajudar a diminuí-las e até evitá-las, sem esquecer, claro, que procurar ajuda profissional é indispensável. Confira:

1- Beba bastante água
Um estudo nos Estados Unidos selecionou pessoas que sofriam com dores intensas pelo menos de duas a cinco vezes por mês para verificar quais os efeitos da água na doença. Os participantes foram acompanhados durante três meses divididos em dois grupos: o de controle, que recebeu comandos para gerenciar o estresse do cotidiano e a qualidade do sono; e o grupo de intervenção, que teve a missão de beber 1,5 litro de água a mais por dia.

No segundo grupo, 47% dos indivíduos afirmaram que tiveram uma melhora na intensidade das dores. Entretanto, beber mais água não ocasionou uma redução na quantidade de dias que eles sofreram com a doença.

2 - Preste atenção no seu consumo de café
Uma xícara de café passado na hora contém de cem a 150 miligramas de cafeína, enquanto o instantâneo contém de 50 a cem miligramas. A quantidade do consumo influencia diretamente nas dores de cabeça, porque a cafeína tem dois efeitos: pode tanto aliviá-las quanto agravá-las.

Segundo pesquisadores norte-americanos, a diminuição do consumo pode aumentar a ocorrência da doença. Uma avaliação registrou que 50% das pessoas que beberam menos de 100 mg por dia tiveram dor de cabeça, além de sintomas como fadiga, perda de energia e senso de cautela, sonolência, sinais depressivos e dificuldade de concentração.

Outro estudo dividiu mais de 1.500 participantes em dois grupos e mostrou que 33% de um desses grupos apresentou alívio da dor ao beber 100 mg ou mais de da bebida. Enquanto isso, apenas 25% da segunda parte, que foi medicada com paracetamol ou ibuprofeno,  apresentou melhora. 

Leia também
+ 7 causas estranhas para suas dores de cabeça
+ 6 provas científicas de que correr faz bem para a sua cabeça

Na Noruega, uma pesquisa realizada com 50 mil pesosas — que consumiam, em média, 400 mg de café diariamente — registrou que quem bebe mais de 540 mg por dia tem 10% a mais de chances de sofrer com dores de cabeça, incluindo enxaqueca.

No entanto, quando a frequência foi analisada, esses "cafenáticos" se mostraram menos propensos a sentir dores regularmente, comparado a quem consumia menos de 240 mg por dia. Isso foi atribuído ao potencial “efeito reverso”, visto que os fanáticos por café acabam bloqueando as dores devido ao efeito analgésico da cafeína.

3 - Coma regularmente
Um estudo na Dinamarca revelou que uma a cada 25 pessoas é afetada por dores de cabeça por causa de jejum. Esse fenômeno ocorre principalmente quando alguém jejua para realizar um procedimento médico ou está em uma dieta para perder peso.

Para evitar o problema, olhe sempre as recomendações dos procedimentos para verificar se está liberado tomar pelo menos algum líquido, como água, café ou chá. 

4 - Aprecie bebidas alcoólicas com moderação
Toda ressaca vem acompanhada de dor de cabeça, sendo que a intensidade varia de pessoa para pessoa. Urinar excessivamente e vomitar podem contribuir para um quadro de desidratação, o que interfere no transporte de oxigênio para o cérebro pelas vias sanguíneas.

Quem já sofre com dores de cabeça ou enxaqueca está mais vulnerável a ficar bem mal depois de uma noite de bebedeira. Por isso, evite exagerar nos drinques e aproveite com moderação.

5 - Consuma mais alimentos com ácido fólico
Algumas dores são provenientes da sensibilidade a alguns alimentos ou bebidas, como queijos, chocolate e álcool. Um estudo feito apenas com mulheres mostrou que quem consumia menos alimentos com ácido fólico tinha mais chances de ter crises crônicas. Aumente sua ingestão de folhas, legumes, frango, ovos e frutas cítricas para impedir que essa condição te afete.

(com informações de Science Alert)

 
revista galileu


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News