29/03/2024 06:36:15

12/06/2007 00:00:00

Saúde


Saúde

Os 102 municípios do Estado já estão abastecidos com as 530 mil doses da vacina contra a poliomielite. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 22 deste mês, com o slogan “Duas gotinhas, eu tomei”.

A abertura oficial será no próximo sábado, 16, no município de Lagoa da Canoa. A meta da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela coordenação da campanha, é imunizar 100% das crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 364.987.

O Ministério da Saúde (MS) estabelece a imunização de pelo menos 95% das crianças daquela faixa etária. No ano passado Alagoas atingiu 95,46% de cobertura. A segunda etapa da campanha será em agosto.

De acordo com Arlete Farias, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, a vacina durante as campanhas independe da situação do cartão de vacinação. “Mesmo que o cartão esteja atualizado, todas as crianças de até cinco anos devem ser imunizadas. Só assim poderemos evitar a reintegração do vírus e mantermos a erradicação da pólio no País”, alerta.

Ao todo vão ser 1706 equipes de vacinação trabalhando em 853 postos do Estado. A coordenadora lembra que o último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989, no estado da Paraíba.

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia de aplicar a vacina oral contra a poliomielite em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas.

A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.

Fonte: Assessoria



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News