20/07/2019 15:08:28

20/12/2008 00:00:00

Especial


Especial

Começa, às 9h04 deste domingo (21), ou às 10h04 se considerado o horário de verão, a estação que engloba o mês de alta temporada de férias no Brasil, o verão. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a estação abrange os meses de janeiro, fevereiro e março, terminando às 02h48 de 20 de março de 2009.


Apesar de ser um período conhecido pelas altas temperaturas, a previsão para os próximos meses é de chuvas um pouco acima da média prevista para a época na Região Norte. Já no Nordeste e Sudeste do país, as chuvas devem estar abaixo da média, segundo o Cptec/Inpe e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nos primeiros dias da estação, o sol aparece entre nuvens em quase todo o país, com possibilidade de pancadas de chuva em áreas de todas as regiões.


“Será um verão bastante típico, com dias de sol e pancadas de chuva no fim da tarde, até pelas temperaturas pouco mais elevadas”, afirma Manoel Rangel, meteorologista do Inmet.


O verão é caracterizado por dias mais longos do que as noites e por rápidas mudanças nas condições diárias do tempo, o que deve causar chuvas rápidas e fortes, principalmente no período da tarde. Devido ao aumento da temperatura do ar no continente, as chuvas de verão poderão ser acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Os maiores totais acumulados de chuva deverão se concentrar, durante o verão, nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas. As chuvas devem estar associadas à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul, cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra.

com G1



Enquete
Em sua avaliação que nota de 0 a 10 você dá ao Governo Bolsonaro
Total de votos: 194
Google News