27/04/2024 01:21:49

Alagoas Violência
11/05/2018 07:31:00

Número de pessoas mortas pela polícia em Alagoas cresce nos últimos anos


Número de pessoas mortas pela polícia em Alagoas cresce nos últimos anos

As mortes por intervenção policial no estado de Alagoas aumentaram nos últimos três anos. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (10) foi feito pelo G1 com base em informações da Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados revelam que em 2015, foram 96 ocorrências. Em 2016, 108. Já em 2017, 141 pessoas foram mortas em ações da polícia, deixando o estado com a 5ª maior taxa do país, 4,2 mortes a cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 2,4.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitaram os dados via Lei de Acesso à Informação seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado normalmente no fim do ano.

O estado brasileiro com a maior taxa de letalidade policial é o Amapá, com 8,3 mortes a cada 100 mil habitantes, seguido do Rio de Janeiro (6,7), Acre (4,5) e o Pará (4,5).

Os números revelam que das 141 mortes registradas em Alagoas no ano passado, seis foram causadas por policiais que estavam fora de serviço.

As outras 117 mortes aconteceram em ações da Polícia Militar e 18 em ações da Polícia Civil.

Para a SSP, o número de mortes por intervenção da polícia é reflexo das operações de combate ao crime, em que os policiais precisaram se defender dos criminosos. A secretaria ressalta que quando eles não morrem no local do confronto, são socorridos e levados ao hospital.

Sobre as mortes causadas por policiais que não estavam em serviço, a SSP informou ao G1 que, geralmente, trata-se de "prevenção", e citou como exemplo o caso de um assalto a uma van, em que foi anunciado um assalto e o suspeito acabou baleado por um policial que estava no veículo.

Pessoas mortas por policiais no país (Foto: Betta Jaworski/G1)Pessoas mortas por policiais no país (Foto: Betta Jaworski/G1)

Pessoas mortas por policiais no país (Foto: Betta Jaworski/G1)

 

Número de policiais mortos caiu

 

Ao contrário da taxa de letalidade da polícia, o número de policiais da ativa mortos em Alagoas caiu. Foram apenas dois em 2017, e ambos estavam fora de serviço. Em 2016, foram 10 mortes de policiais. Em 2015, oito.

Em todo o Brasil, esse número chegou a 385.

Em março deste ano, o Monitor da Violência revelou que Alagoas teve a 5ª maior taxa de mortes violentas, por 100 mil habitantes, em 2017 no país. Foram 1.775 homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News