25/04/2024 17:12:32

12/06/2007 00:00:00

12 de Junho


12 de Junho
As vitrines e o comércio em geral informam a todos os apaixonados: está chegando o grande dia, o Dia dos Namorados. A julgar pelo teor dos anúncios, pela exposição dos possíveis presentes, pelo arranjo das inúmeras sugestões, a data parece ser dedicada exclusivamente aos casais bem jovens, que ainda não estão comprometidos com as responsabilidades da vida adulta, do casamento e das obrigações que ele implica.

É como se apenas aos muito jovens fosse concedido o bem do amor pelo próprio sentimento e a condição de sair por aí de mãos dadas, sem maiores preocupações, num clima de festa e alegria - apostando na surpresa do presente escolhido e comprado com carinho.

Esse clima, que parece deixar de fora os mais maduros, os já casados e todos aqueles que não se enquadram na categoria de namorados, acaba por nos fazer esquecer que o amor não tem idade e se renova a cada experiência vivida, a cada alegria e mesmo a cada tristeza, fortalecendo-se e dando um sentido à vida.

Amor é confiança mútua, solidariedade e respeito pelo ser amado. Amar de verdade é acreditar na luta a dois e encarar as dificuldades comuns com coragem e união; é compreender as diferenças e tirar dos desentendimentos
a sabedoria necessária para poder evitá-los numa próxima ocasião.

Paciência, companheirismo e dedicação são comportamentos indispensáveis, para crescimento e continuidade do amor, esse sentimento de tantas faces que acaba por determinar os rumos de vida dos seres humanos. Com a maturidade e vivência mútua é que o amor se autentica.

Pensando assim, o Dia dos Namorados, quando comemorado depois de uma longa convivência, é tão real e merecido como aquele dos jovens que estão bem no início do caminho.

Marina Gold/Especial para o Terra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News