29/03/2024 12:35:40

Alagoas
09/05/2018 13:01:00

PF faz operação contra fraudes em licitações em prefeituras de SP


PF faz operação contra fraudes em licitações em prefeituras de SP

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), uma operação contra fraude em licitações da Prefeitura de São Paulo e em mais 18 prefeituras do estado. Cerca de 600 agentes cumprem 120 mandados de busca e apreensão. A operação foca nas licitações de compra de merendas das cidades e foi nomeada como Prato Feito.

A investigação começou após comunicação do Tribunal de Contas da União, que identificou desvios em licitações relacionadas à merenda. Diversas empresas que já foram alvos do Ministério Público são citadas nesta investigação, a chamada "Máfia da Merenda".

A TV Globo registrou policiais do Grupo de Pronta Intervenção, grupo tático da PF, na casa do prefeito de Embu das Artes, na Grande São Paulo, Ney Santos (PRB).

Desde antes de assumir o cargo, em dezembro de 2016, o prefeito Ney enfrenta uma investigação por envolvimento com o crime organizado e o tráfico de drogas. Ele chegou a pedir afastamento temporário do cargo, mas uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve um habeas corpus concedido a ele. Em abril deste ano, a Justiça Eleitoral o declarou inelegível por oito anos.

O advogado Humberto Sabretti, defensor do prefeito Ney Santos, afirmou que a defesa não teve acesso aos autos do processo e não sabe informar sobre o que se trata, já que as investigações estão sob sigilo. Ele também informou que o prefeito de Embu das Artes não está na casa que está sendo alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal, já que está em processo de separação da esposa e ficando em um imóvel em São Paulo.

Cinco mandados de busca e apreensão por suspeita de desvio de verbas foram cumpridos na casa do prefeito de Laranjal Paulista (SP), Alcides de Moura Campos Júnior (PTB) e do irmão dele, José Francisco de Moura Campos.

A Polícia Federal também faz buscas na Prefeitura de Laranjal Paulista e esteve também na casa do secretário de Esportes e Lazer, Alziro Cesarino. Segundo a Polícia militar, ele é o principal alvo da operação na cidade.

O G1 entrou em contato com a prefeitura de Águas de Lindoia, São Sebastião e Monte Mor e aguarda um posicionamento.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região não autorizou prisões pedidas pela Polícia Federal.

gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News