23/04/2024 07:54:15

Saúde
09/05/2018 14:02:00

Parto adequado contribui para bem-estar da mãe e do bebê


Parto adequado contribui para bem-estar da mãe e do bebê

Às vésperas do Dia das Mães, um dos momentos mais simbólicos da maternidade vem sendo, cada vez mais, pauta de discussões entre especialistas e a sociedade: o parto. Um procedimento adequado pode evitar problemas de saúde para as gestantes e para os bebês e a Unimed-BH tem investido no atendimento respeitoso e na assistência de qualidade.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o elevado número de cesarianas no País coloca o Brasil em 2º lugar no mundo em percentual desse tipo de parto (o 1º é a República Dominicana). Ainda segundo o Unicef, a maioria dos partos cirúrgicos é realizada em situações de baixo risco e as mulheres expostas, desnecessariamente, aos riscos desse procedimento.

“O melhor momento, independentemente da via, é quando a mulher entra em trabalho de parto. Portanto, é a criança quem determina se está pronta para nascer. O natural, de forma fisiológica e com o mínimo de intervenções, é o mais adequado. Ele é mais seguro para o bebê, reduz o risco de hemorragia, o índice de infecções e favorece a recuperação”, informa o ginecologista e obstetra da Unimed-BH, Paulo Tarcísio Pinheiro da Silva.

O especialista esclarece, ainda, que a cesariana também pode ser adequada e salvar vidas quando bem indicada. “Em algumas situações, ela é necessária, como pré-eclâmpsia grave, sofrimento fetal, diabetes ou a desproporção da pelve materna, por exemplo. O ultrassom pode auxiliar na definição da via mais adequada, mas a cesariana apenas a pedido é um desfavor para as mulheres, que precisam ser melhor informadas, inclusive em relação a alguns mitos”, explica.

Medo da dor e falta de informação

Paralelamente aos mitos, algumas mulheres têm medo de sentir dor, mas existem mecanismos para amenizá-la, como a anestesia e os métodos não farmacológicos. A Maternidade Unimed-BH – Unidade Grajaú, por exemplo, que faz parte do projeto Parto Adequado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), incentiva o parto normal por meio de uma infraestrutura física adequada e de uma equipe multidisciplinar.

O Hospital oferece quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério), com banheira, cama reclinável, bola de Bobath e todos os equipamentos necessários para monitoramento da gestante e do bebê. Neles, a família pode acompanhar a parturiente, e, além disso, uma equipe com obstetra, pediatra, anestesista, enfermeiras e doulas presta a assistência, tudo para tranquilizar as grávidas e contribuir para um nascimento natural, respeitoso e saudável do ponto de vista clínico e emocional.

A consultora de eventos, Viviane Leite Rocha, recebeu o filho Bruno em um dos quartos da Maternidade Unimed-BH – Unidade Grajaú e conta que sentia muito medo do parto normal. Suas chances de engravidar eram baixas, por conta de uma endometriose, e hoje diz que sua experiência com a gravidez foi um milagre, do início ao fim.

“Eu cheguei ao pré-natal pedindo pela cesariana, pois tinha pânico de sentir dor e também pouca informação. Meu médico me explicou os benefícios do parto normal e esclareceu que a definição da melhor via seria do meu corpo, e não uma escolha. Tudo contribuiu, de fato, para que fosse normal, recebi as orientações da doula e pude estar acompanhada pelo meu marido e minha irmã. O momento foi muito especial e a recuperação foi impressionante”, conta. Bruno já está com cinco meses e ela deseja outro filho no futuro.

“Agora eu chegaria à segunda gestação torcendo pelo normal, me tornei uma incentivadora dele junto às outras mulheres”.

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News