25/04/2024 20:05:15

Alagoas
06/05/2018 17:00:00

Droga experimental estimula a autodestruição do câncer de próstata


Droga experimental estimula a autodestruição do câncer de próstata
Recentemente, um bioquímico da UCSF, Peter Walter, identificou uma molécula, a ISRIB, que pode restaurar a memória e estimular a cognição de ratos depois de sofrerem dano cerebral severo. Ela faz isso justamente revertendo a atividade do gene P-eIF2a. Sabendo disso, Crystal Conn testou a substância em roedores com câncer de próstata e nas linhagens humanas da doença. “Descobrimos que os tumores com as mutações PTEN e MYC expostos à droga são levados à completa síntese proteica, o que faz com que as células se autodestruam. Ao mesmo tempo, a substância não provoca nenhum efeito nos tecidos normais”, conta. Em três semanas, o tumor começou a diminuir e, depois de seis, não voltou a crescer.
 

Janela terapêutica 

 
Como parte dos testes, os cientistas implantaram amostras de câncer de próstata humano metastático em ratos e constataram que aqueles que receberam a ISRIB tiveram redução do tumor, enquanto que os sem tratamento morreram em pouco tempo. “Estamos bastante empolgados, porque é urgente encontrarmos novas opções para pacientes com câncer resistente. A molécula ISRIB é uma bela janela terapêutica, porque não afetas células normais, ao mesmo tempo em que mata as cancerosas”, observa Conn.
 
Em um comentário publicado na Science Translational Medicine, Christopher Logothetis, do Departamento de Oncologia Médica Geniturinária do Centro de Cancer MD Anderson, em Houston, afirmou que o trabalho é “provocador”. “As descobertas contribuem para candidatos a biomarcadores preditivos (da agressividade do câncer) e para conceitos terapêuticos”, escreveu. O médico, que não participou do estudo, ressaltou, contudo, a necessidade de a abordagem ser aprofundada antes de se inciarem estudos em pacientes humanos.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News