26/04/2024 05:47:54

Polícia
05/05/2018 12:35:00

Polícia Federal tinha 'plano B' caso Lula não cumprisse ultimato


Polícia Federal tinha 'plano B' caso Lula não cumprisse ultimato

APolícia Federal já havia elaborado um "plano B" para prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caso ele não se entregasse, no fim da tarde do último dia 7. A rendição só aconteceu após mais de 48 horas da ordem de prisão emitida pelo juiz Sérgio Moro. O petista deixou a pé o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para chegar ao comboio da PF que o esperava.

Segundo informações do Blog do Camarotti, o planejamento operacional dos agentes, conforme relatos, já estava pronto para ser iniciado depois que militantes impediram a saída de Lula. A determinação seria, além de esvaziar as ruas próximas ao local onde estava o ex-presidente, cortar o fornecimento de luz e água do prédio.

No dia 6 de abril, chegou a faltar água no edifício. Foi necessário um caminhão-pipa para retomar o abastecimento. Nessa mesma data, procurada, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) negou ter cortado o serviço na área e alegou que o excesso de pessoas no sindicato pode ter influenciado.

PF deflagra nova fase da Lava Jato que tem doleiros como alvo

Integrantes da PF também ficaram cientes que havia mais militantes dentro do prédio do que do lado de fora, o que dificultaria a prisão. Com essa informação, houve outra determinação para que agentes não entrassem no edifício. A polícia acredita que o tumulto no interior do sindicato tenha sido para retardar a detenção do ex-presidente.

Como Lula terminou se entregando, a estratégia da PF não precisou ser deflagrada. A justificativa é que os advogados de defesa do petista estavam em negociação constante e conseguiram contornar a situação depois que a Polícia Federal deu um ultimato. Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News