26/04/2024 16:53:34

Economia
01/05/2018 18:06:00

Não declarou o imposto? Saiba o que acontece e o que você deve fazer


Não declarou o imposto? Saiba o que acontece e o que você deve fazer

De acordo com os dados do Fisco, até as 20h de ontem, 28.613.668 tinham entregado o formulário preenchido. A expectativa é de que 28,8 milhões tenham enviado a declaração até as 23h59min59s, mesmo número do ano passado. Segundo a Receita, até as 18h, faltavam menos de 1 milhão de documentos serem entregues — resultado melhor do que o do ano passado, quando, no mesmo período de tempo, restavam 3,5 milhões de contribuintes sem declarar. Segundo a Receita Federal, como em 2018, o último dia foi uma véspera de feriado, e as pessoas se apressaram para entregar.

Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o contribuinte irregular, que não entregou, sofrerá uma multa, mas terá uma segunda chance de apresentar os dados antes de ter uma penalidade maior. A partir de amanhã, terá a chance de enviar as informações pelo site da Receita Federal. “(Ele) Terá uma penalidade menor (se entregar), porque se a fiscalização alcançá-lo antes dessa correção, a multa será bem maior”, destacou. Por enquanto, quem não fez a declaração terá que pagar uma multa que varia de 1% a 20%, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74. 

Desfavorável

O vendedor Henrique Willock, 29 anos, deixou para prestar contas ao Leão no último dia. “O atraso foi mais por conta de organização de tempo mesmo”. Ele questiona o valor da devolução que terá.  “Tive uma surpresa negativa com o valor previsto para a restituição. Este ano, apesar de eu ter declarado mais coisa, terei uma devolução bem menor do que a de outros anos. Achei bem estranho”, disse.  Ele se sentiu prejudicado.

No ano passado, a desempregada Polyana Assunção, 30 anos, também deixou para a última hora, mas não por descuido, e, sim porque sofreu um acidente no penúltimo dia. “Meu marido, então, fez de qualquer jeito, porque já tinha os dados do ano anterior guardados, e mandou. Depois, fiz uma retificação corrigindo, e deu tudo certo”, disse. “É melhor você fazer e retificar depois do que ter que pagar multa”, acrescentou.

correio braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News