26/04/2024 07:58:52

Comportamento
29/04/2018 08:06:00

13 coisas que fazem as pessoas não gostarem de você logo de cara


13 coisas que fazem as pessoas não gostarem de você logo de cara

Nem sempre a primeira impressão é a que fica. Contudo, os segundos iniciais de um encontro são fundamentais para causar sensação uma boa ou ruim sobre as personalidades das pessoas.

Até seu sobrenome e cheiro podem interferir em uma próxima amizade — e quem sustenta isso é a ciência. Diversos pesquisadores estudam os efeitos das atitudes e as primeiras impressões. Abaixo, confira o que faz alguém não gostar de você logo de cara: 

1. Compartilhar muitas fotos no Facebook 
Uma pesquisa de 2013 apontou que muitas postagens no Facebook podem estragar suas relações. "Isso é porque as pessoas, que não são familiares ou amigos muito próximos, não veem muito bem quem coloca fotos de si constantemente", disse o autor do diagnóstico, David Houghton, da Birmingham Business School, no Reino Unido. 

Leia também:
+ Como socializar pode tornar a ressaca menos angustiante
+ 7 truques psicológicos para fazer as pessoas gostarem de você

2. Ter muitos ou poquíssimos amigos no Facebook
Em 2008, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pediram que alunos olhassem perfis falsos no Facebook e escolhessem quem eles mais tinham gostado. O resultado da análise mostrou que o ponto ideal para ser "agradável" era ter 300 amigos. 

Quando os perfis tinham menos de 100 ou mais de 300 contatos, o nível de compatilidade foi pequeno. "Indivíduos com muitos amigos aparentam focar mais no Facebook, fazendo mais amizades por desespero do que por popularidade", apontou o estudo. 

Todavia, os cientistas afirmaram que as pessoas que tenham, em média, mil contatos, podem se harmonizar mais com quem tem a mesma quantidade de amigos online. 

3. Revelar algo extremamente pessoal muito cedo
Psicólogos afirmam que contar um segredo muito íntimo enquanto você ainda está conhecendo alguém pode demostrar insegurança e acabar com a amizade. Uma pesquisaliderada por Susan Sprecher, da Universidade Estadual de Illinois, nos EUA, sugere que compartilhar detalhes de seus hobbies e memórias de infância, por exemplo, te fazem ser mais agradável aos olhos do interlocutor. 

4. Perguntar demais e não contar nada sobre você 
Para uma relação dar certo, é preciso mutualidade. Um estudo colocou participantes para conversar, sendo que eles foram divididos em dois grupos. O primeiro tinha que interagir, e na outra turma, uma pessoa foi selecionada apenas para fazer perguntas. 

O resultado apontou que quem interagiu se gostou mais. "Pessoas tímidas ou ansiosas podem fazer muitas questões para não serem o centro das atenções, mas a pesquisa mostra que isso não é uma boa estratégia", comentou o autor do experimento. 

5. Usar uma foto de perfil muito focada no rosto 
Fotografias tiradas a 45 centímetros de distância do rosto são consideradas menos confiáveis e atraentes, segundo pesquisa do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Para parecer mais competente, o ideal é que a foto seja captada a 135 centímetros. 

Leia também:
+ Um sorriso pode mudar a percepção que você tem de alguém
+ 9 truques psicológicos para impressionar alguém que você acabou de conhecer

6. Esconder suas emoções
Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos EUA, sugerem que falar dos seus sentimentos naturalmente é uma das melhores maneiras para fazer as pessoas gostarem de você. "Quando uma pessoa percebe que alguém está escondendo suas emoções, ela pode interpretar isso como desinteresse", disse o estudo. 

7. Agir de maneira muito generosa
Pode parecer estranho, mas estudiosos da Universidade Estadual de Washington e do Instituto Desert Research, ambos nos EUA, afirmaram que muita bondade nem sempre é bem vista. 

Eles realizaram um teste no qual os participantes tinham que pontuar virtualmente os colegas. Entre as pessoas estavam perfis falsos, criados pelos pesquisadores, que davam muitos pontos aos demais. No final do experimento, os participantes reais revelaram que não gostariam de trabalhar com a pessoa que foi muito generosa. O argumento utilizado por eles foi que pontuar demais pareceu "segundas intenções". 

8. Exibir demais sua vida como se tudo fosse maravilhoso
Para impressonar, algumas pessoas se disfarçam dizendo que sabem de tudo. Contudo, um artigo da Universidade de Harvard apontou que isso é prejudicial para as relações. 

Quem não tem vergonha ou medo de expor seus defeitos, por exemplo, tende a conquistar mais as pessoas. Segundo a pesquisa, essa atitude é crucial em entrevistas de emprego, nas quais declarar que você não é tão bom em tudo pode te fazer ser contratado. 

9. Suar de nervoso 
De acordo com especialistas do Monell Chemical Senses Center, nos EUA, o odor do suor pode influenciar suas amizades. Eles realizaram um teste, o qual revelou que o cheiro de suor de estresse e nervosismo incomoda muito mais do que o suor de exercícios físicos. 

Leia também:
+ Risadas fazem pessoas compartilharem mais segredos
+ 9 técnicas de linguagem corporal que vão alavancar sua carreira

Sorriso (Foto: Flickr/ Sachiho/ Creative Commons)

10. Não sorrir 
Um sorriso faz toda a diferença, segundo cientistas da Universidade de Wyoming, nos EUA. Em um experimento, eles pediram que os participantes avaliassem três fotos de pessoas sorrindo e sérias. As fotos mais "curtidas" foram as com sorrisos. 

11. Fingir que não gosta de alguém 
Se você ainda não possui intimidade com uma pessoa, mas pretende ter, o ideal é mostrar que você gosta dela. A recomendação também é válida caso você ainda não saiba o que a pessoa sente por você. 

estudo da Universidade de Wyoming, nos EUA, ainda indicou não demonstrar muito carinho com quem você acabou de conhecer pois a pessoa poderá sentir desconfiança. 

12. Ter um nome difícil de pronunciar
Sim, é injusto, mas três instituições norte-americanas apontaram em uma pesquisa que pessoas com nomes ou sobrenomes complicados são julgadas como "negativas". Os especialistas conduziram um experimento no qual os participantes deveriam indicar a melhor pessoa para um cargo público, sendo que algumas tinham nomes simples e outros mais difíceis. O resultado do teste mostrou que os nomes mais fáceis foram mais associados à posição. 

13. Citar muitos nomes de referência
Ficar comentando nome de pesquisadores, autores e professores, por exemplo, para impressionar a outra pessoa não é a melhor tática para agradar alguém. De acordo com estudo da Universidade de Zurique, na Suíça, isso pode ser visto como desagradável e incompetente. 

(Com informações de Science Alert)

revista galileu



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News