24/04/2024 13:05:03

Viver Bem
29/04/2018 20:00:00

7 benefícios poderosos das nozes para o organismo


7 benefícios poderosos das nozes para o organismo

Apesar de serem calóricas, as nozes são uma verdadeira fonte de nutrientes, ricas em vitamina E (poderoso antioxidante), vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, cobre, cálcio, manganês e L-arginina.

Fruto da nogueira, a noz é muito conhecida por sua casca dura e resistente. Normalmente, esse alimento é utilizado na preparação de bolos, pães, molhos e até risotos. As nozes são do grupo das oleaginosas, como as castanhas e avelãs. Que tal conhecermos melhor os benefícios desse alimento? Veja abaixo:

1-Ajuda no controle metabólico

As nozes também são capazes de ajudar no controle do metabolismo e combater a síndrome metabólica, uma doença desenvolvida após a incidência de vários problemas de caráter metabólico, como taxas de gordura desreguladas, obesidade, hipertensão, picos de glicose e níveis descontrolados de colesterol bom (HDL).

2-Ajuda na prevenção do câncer de mama

Um estudo feito na Universidade Marshall, nos Estados Unidos, trouxe evidências que as nozes podem ajudar a prevenir contra o câncer de mama. Os pesquisadores descobriram isso depois de realizarem um experimento com roedores, em que um grupo deles recebeu o equivalente a 56 g de nozes e o outro não consumiu uma grama sequer do alimento.

O resultado foi que os que consumiram as nozes diminuíram os riscos de desenvolvimento da doença pela metade. E mesmo os membros deste grupo que tiveram a doença, apresentaram tumores de tamanhos menores do que aqueles que não tinha ingerido a comida.

A inclusão das nozes nas refeições ainda se mostrou vantajosa após o diagnóstico da doença, pois elas reduziram a velocidade em que as células malignas cresciam.

3-Perda de peso

Como assim a perda de peso é um dos benefícios das nozes? Mas elas não são calóricas e gordurosas? Sim, mas também é verdade que pesquisas recentes já mostraram que é possível comer quantias pequenas de nozes sem engordar e até mesmo obter uma forcinha no processo de perda de peso.

Um dos motivos para isso é que graças ao seu teor de proteínas e fibras, as nozes conseguem promover a saciedade ao organismo, mesmo se ingeridas em porções pequenas. Outra razão é que com seus compostos anti-inflamatórios, como o ômega 3, elas combatem a inflamação. O que isso tem a ver com a perda de peso? É que cientistas já associaram o problema da obesidade com a inflamação crônica.

Além disso, um estudo publicado em junho de 2009 no The American Journal of Clinical Nutrition (O Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) descobriu que mulheres que comeram nozes duas ou mais vezes durante a semana apresentaram um risco menor de ter obesidade do que aquelas que raramente consumiram o alimento em um período de oito anos.

4-Saúde do cérebro

As nozes tem propriedades nutricionais positivas para o cérebro. Por ser fonte de folato, uma vitamina do complexo B que é essencial para que o cérebro funcione adequadamente, além de atuar na capacidade cognitiva, mental e emocional.

5-Melhora o sono

Devido à presença de um composto chamado de melatonina em sua composição, uma substância que induz o sono, as nozes podem induzir a vontade de dormir no consumidor e fazer com que sua noite de sono tenha uma qualidade melhor.

6-Ajuda na prevenção da diabetes

Um estudo publicado no Journal of Nutrition (Jornal da Nutrição, tradução livre) mostrou que mulheres que consumiram 28 g de nozes duas vezes por semana diminuíram as suas chances de desenvolver a doença em 24%.

Leia também: Conheça os 4 ingredientes mais caros do mundo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News