29/03/2024 03:25:55

Justiça
27/04/2018 07:39:00

Justiça autoriza transfusão em bebê filho de Testemuhas de Jeová


Justiça autoriza transfusão em bebê filho de Testemuhas de Jeová

Contrariando a vontade dos pais, seguidores da religião Testemunha de Jeová, um recém-nascido recebeu uma transfusão de sangue. O procedimento foi autorizado pela Justiça de São José do Rio Preto, em São Paulo, nesta terça-feira (24). Após o procedimento, o bebê de 11 dias segue internado na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, nesta quarta (25), em estado estável.

A mãe já tinha negado, em carta, qualquer transfusão. "Estou ciente de que meu filho corre o risco de sangramento ativo a qualquer momento, com risco de morte. Mesmo assim, sabendo de todos os riscos e gravidade, não autorizo as transfusões".

+ Aluno quebra dois cotovelos em suposta rasteira de colega

Com o diagnóstico de hemorragia no estômago e quadro grave de anemia, a Santa Casa entrou com um pedido de tutela antecipada, sob justificativa de que o paciente poderia morrer se não fizesse o procedimento. Juiz da 1ª Vara Cível, Lavínio Donizetti Paschoalão acatou o pedido do hospital.

"Preservada a garantia constitucional do direito à crença e culto religioso, o direito à vida é de ser tutelado em primeiro lugar pelo Estado, dada ordem de grandeza que envolve um e outro direito, evidenciando a presença do fumus boni juris", justificou. Os pais não comentaram a decisão. 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News