18/04/2024 23:49:47

Mundo
24/04/2018 17:16:00

O equilíbrio de forças no Oriente Médio


O equilíbrio de forças no Oriente Médio

A semana que passou foi marcada por mais um capítulo na Guerra da Síria. Em 13/4, os Estados Unidos (EUA), com a ajuda do Reino Unido e da França, bombardearam alvos estratégicos na Síria. O ataque foi uma retaliação ao uso de armas químicas contra civis ocorrido nas imediações da capital Damasco, na semana anterior. Os EUA responsabilizou o regime de Bashar al-Assad pelo ataque, fato que é negado pelo governo sírio. A ofensiva norte-americana foi duramente criticada por Irã e principalmente pela Rússia, principais aliados da Síria.

guerra na Síria começou em 2011 a partir de protestos contra o regime de Bashar al-Assad e se transformou na maior tragédia humanitária deste século, com mais de 500 mil mortes e 5 milhões de refugiados. O caos sírio é apenas um dos desdobramentos do atual quadro de instabilidade no Oriente Médio, que, por sua vez, é fruto de antigas rivalidades e intervenções externas.  Neste cenário de tensão permanente, veja como os principais atores se posicionam diante dos desafios regionais.

Aprenda mais sobre atualidades: na plataforma do Curso Enem GE, você encontra videoaulas, textos e exercícios sobre esse e todos os outros temas importantes para o Enem e outros vestibulares. Conheça clicando aqui.

Estados Unidos

Com grandes interesses econômicos e políticos na região, os Estados Unidos desempenham um papel de potência central desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945. Após o governo de George W. Bush, que iniciou as guerras do Afeganistão (2001) e do Iraque (2003), a atual administração, de Barack Obama, retirou as tropas desses países. Para alguns analistas, a recusa de Obama em mandar tropas terrestres para combater o EI na Síria e no Iraque deixou o caminho aberto para uma intervenção mais incisiva da Rússia no conflito sírio. Com a posse de Donald Trump, em 2017, a expectativa era que os EUA permanecessem estrategicamente afastados do conflito, conforme prometera o presidente. No entanto, os norte-americanos já lançaram duas ofensivas contra a Síria: a primeira em abril de 2017 e a segunda na semana que passou – ambas foram motivadas por denúncias de que o regime de Assad teria feito uso de armas químicas.

 

Rússia

Principal aliada do regime sírio de Bashar al-Assad fora do Oriente Médio, seus interesses na região vêm da época da ex-União Soviética. O país mantém na Síria uma base militar na cidade portuária de Latakia. Ao iniciar, em setembro de 2015, bombardeios em território sírio, que atingiram principalmente grupos rebeldes de oposição a Assad, a Rússia provocou uma mudança significativa do conflito sírio, em favor do governo. Com a ajuda de Vladimir Putin, o regime sírio retomou o controle de importantes regiões do país, praticamente eliminou a ameaça do EI em seu território e evitou a derrocada de seu governo. Para os russos, a Síria se tornou peça-chave para a projeção de seu poder no Oriente Médio e sustentar a estratégia de antagonismo em relação às potências ocidentais.

 

Turquia

Turquia integra a coalizão internacional contra o EI, mas sua preocupação central é evitar a ascensão dos curdos, que estão presentes em seu território e em outros países da região, e lutam pela criação de um Estado próprio. Os curdos conquistaram grande autonomia na Síria e no Iraque, o que poderia estimular movimentos separatistas curdos na Turquia. Por isso, segundo analistas, o regime turco fez vistas grossas à passagem de jihadistas por suas fronteiras em direção às regiões controladas pelo EI, já que o grupo combate os curdos. Antigo aliado sírio, a Turquia foi um dos primeiros países a voltar-se contra Bashar al-Assad assim que começaram as revoltas na Síria, em 2011.

 

Irã

O país é a principal força xiita na região e maior aliado do governo sírio de Bashar al-Assad. O governo iraniano enviou milícias para combater ao lado das tropas sírias contra os grupos rebeldes e o EI. O acordo que assinou com as grandes potências, em 2015, concordando em limitar seu programa nuclear, levou o país de volta à comunidade internacional e ampliou sua capacidade de influenciar no jogo diplomático da região. Seus principais rivais no Oriente Médio são Israel e Arábia Saudita.

 

 

Iraque

Desde a ocupação anglo-americana, que durou de 2003 a 2011, o país vive sob instabilidade. Inicialmente, houve uma violenta luta contra as tropas estrangeiras, que englobava vários setores da sociedade iraquiana. A partir de 2006, acirraram-se os conflitos sectários entre muçulmanos xiitas e sunitas. Nesse quadro de desagregação, o EI fortaleceu-se e ocupou várias regiões do país. O governo xiita do Iraque é um aliado da Síria, e ambos tentam conter o avanço do EI em seus territórios.

 

 

Síria

O regime de Bashar al-Assad passou a ser combatido em 2011 por grupos rebeldes armados, sustentados pelas grandes potências, Arábia Saudita e Catar. O governo sírio tem o apoio do Irã e do grupo libanês Hezbollah, além da Rússia. Numa situação de caos criada pelo conflito, o EI, vindo do Iraque, ocupou metade do território sírio. No entanto a ajuda militar do Irã e da Rússia foram fundamentais para o fortalecimento do regime de Assad, que praticamente acabou com a ameaça do EI em seu território. O confronto agora volta-se para o combate das diversas milícias rebeldes espalhadas pela Síria.

 

Arábia Saudita

País que lidera a ala sunita dos muçulmanos no Oriente Médio. Seu regime é inspirado no wahabismo, uma forma de islamismo fundamentalista considerado inspirador de grupos terroristas como Al Qaeda e EI. Apesar disso, é aliado dos países ocidentais, que, por interesse comercial no petróleo saudita, costumam tolerar como a repressão aos direitos das mulheres e execuções por decapitação. Seu grande rival na região é o regime xiita do Irã, e combate também Al-Assad na Síria

 

Israel

Desde sua criação, em 1948, o país vive um conflito com os árabes palestinos que ocupavam a região. Fortemente financiado e armado pelos EUA, Israel também mantém relações hostis com outros países árabes vizinhos como Líbano e Síria. Neste último, Israel ocupa as Colinas de Golã e, apesar da rivalidade com Bashar al-Assad, procurava manter uma distância estratégica da guerra civil. Porém, nos últimos anos as forças israelenses vêm intervindo mais frequentemente no conflito, com bombardeios em território sírio. O maior inimigo de Israel no Oriente Médio é o Irã– os dois países já estiveram à beira de um conflito no início da década, devido ao programa nuclear iraniano.

 

Iêmen

País mais pobre do Oriente Médio, vive um conflito depois que o governo eleito sofreu um golpe por parte do grupo dos houthis, o que deu início a um período de instabilidade. A fragilidade iemenita faz com que sua política esteja constantemente sob pressão de nações mais poderosas, que disputam a influência sobre os rumos do país. A Arábia Saudita comanda uma ação militar no país contra os houthis, que são apoiados discretamente pelo Irã. A grave situação humanitária resultante facilitou a ação da Al Qaeda na Península Arábica (AQPA) e do EI

 

Curdos

Não constituem um país, mas um povo que luta por um Estado próprio, o Curdistão. Estão espalhados por Turquia, Iraque, Síria, Irã, Armênia e Azerbaidjão. Na luta contra o EI, tropas curdas da Síria e do Iraque desempenham um papel central nos combates em terra, apoiadas pelos bombardeios aéreos da coalizão liderada pelos EUA. Esse fato inquieta a Turquia, cujo governo considera mais perigoso para seus interesses internos o fortalecimento dos curdos do que a ampliação de poder de grupos fundamentalistas como o EI. Os curdos iraquianos tentaram sem sucesso separar-se do Iraque, após a realização de um referendo. Já os curdos sírios possuem grande autonomia no norte do país.

guia do estudante brasil



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News