23/04/2024 17:35:16

Mundo
23/04/2018 17:07:00

Mario Abdo Benítez é eleito presidente do Paraguai


Mario Abdo Benítez é eleito presidente do Paraguai

O conservador Mario Abdo Benítez foi eleito presidente do Paraguai neste domingo, confirmou o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Jaime Bestard.

Com 96% das urnas apuradas, Bestard afirmou que é impossível reverter a diferença entre Benítez, do Partido Colorado, e seu principal adversário, o liberal Efraín Alegre.

Benítez recebeu 46,49% dos votos, enquanto Alegre, de uma coalizão de centro esquerda, recebeu 42,72% da preferência dos eleitores.

Pouco após o fechamento das seções eleitorais, às 16h (17h no horário de Brasília) centenas de pessoas vestidas de vermelho se concentraram na rua onde fica a sede do Partido Colorado, em Assunção, onde foi montando um palanque e se ouve música.

Graduado em marketing nos Estados Unidos e filho de um dos homens fortes da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989), Marito – como é conhecido para ser diferenciado do pai, Mario Abdo Benítez, morto em 2013 – herdará um país em pleno crescimento econômico, mas com desafios nas áreas sociais e políticas.

A Justiça eleitoral avaliou a participação de eleitores em 65% de um total de 4.241.000 habilitados a votar. A população total do país é de sete milhões de habitantes.

O vencedor desta eleição sucederá em agosto o presidente Horacio Cartes, um empresário da indústria do tabaco que, nestas eleições, candidatou-se ao Senado. Cartes pertence ao Patido Colorado, mesmo de Marito, mas nunca apontou o candidato como favorito para sucedê-lo.

(Com AFP e Estadão Conteúdo)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News