26/04/2024 23:01:58

Economia
22/04/2018 17:36:00

Perto do fim do prazo, 14,8 milhões de contribuintes já declararam o IR


Perto do fim do prazo, 14,8 milhões de contribuintes já declararam o IR
 
 
A uma semana do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018, milhões de contribuintes ainda não cumpriram com a obrigação fiscal. Os computadores da Receita Federal receberão os informes até as 23h59 do próximo dia 30, uma segunda-feira. Estão na mira da Receita cerca de 28,8 milhões de contribuintes, mas, até as 17h da última sexta-feira, tinham prestado contas ao Leão cerca de 14,8 milhões.
Há contribuintes que, por diversos motivos, deixam tudo para a última hora. Também há aqueles que esperam deliberadamente o fim do prazo. São pessoas que têm direito à restituição do IR e preferem ficar no fim da fila de recebimento. É que, nesse caso, a correção do valor pela taxa básica Selic pode ser compensadora. Tributaristas, entretanto, alertam: fazer a declaração na última hora pode deixar o contribuinte tenso e, portanto, sujeito a cometer erros, esquecer informações ou não encontrar um documento, o que aumenta a probabilidade de cair na malha fina da Receita.
 
Quem perde o prazo de entrega da declaração paga multa de até 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 164,74. “Se o contribuinte não conseguir prestar contas exatas ao Leão dentro do prazo, mesmo assim deve enviar o documento para evitar a multa e, em seguida, fazer uma declaração retificadora com as informações corretas”, recomenda a consultora tributária Elvira de Carvalho.
 
A médica Tamara Goes, 37 anos, diz que deixou a prestação de contas para a última semana do prazo por falta de tempo para juntar a papelada. Ela conta que, geralmente, consegue organizar e enviar a documentação ao contador logo no início do prazo aberto pelo Fisco, que começou em 1º de março. “Desta vez, me atrapalhei. Acho muito chato esse negócio de declaração de imposto, mas o problema foi mais de sentar e tirar um tempo para fazer esse tipo de coisa”, diz Tamara, que acredita já ter encontrado o último recibo de que precisava.
 
Nutróloga, Tamara trabalha numa clínica que emite uma nota fiscal para cada paciente e retém o imposto correspondente. Já o tributo calculado sobre o que ela recebe no consultório particular é recolhido mensalmente por um contador, que envia os CPFs dos clientes para a Receita Federal. “Médico não tem ideia dessas coisas de imposto. Tinha que haver um sistema de cruzamento melhor, para a gente não ter que juntar tanto documento”, critica. “Acho que o governo quer todo esse controle para cobrar mais imposto de quem emitiu a nota.”
 
Sandro Rodrigues, da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria, de São Paulo, é taxativo: “Não deixe para transmitir sua declaração no último dia”. “Leve em conta que o sistema da Receita Federal pode ficar sobrecarregado e, com isso, acarretar transtornos ao contribuinte, inclusive, com a impossibilidade de encaminhamento, gerando, por conseguinte, multas pela perda do prazo legal e sobre as parcelas de quem tem imposto a pagar”, diz o contabilista.
 
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, diz que, com o avanço tecnológico, “não há mais sobrecarga nos computadores” do Fisco, como ocorria até há pouco tempo, provocando a rejeição de declarações nos últimos momentos do prazo. No entanto, reforça a recomendação para que todos não deixem para cumprir a obrigação na última hora.
 
A vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Batista, adverte que uma declaração preenchida com pressa pode custar o sossego futuro do contribuinte. “O melhor é fazer tudo com tranquilidade, verificar se as informações estão completas ou se faltam documentos. Se houver dificuldade, o melhor é contratar um profissional para evitar a malha fina”, afirma.
 
correio braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News