26/04/2024 11:10:15

Especiais
20/04/2018 18:02:00

Técnicos da UFRN buscam causas de fissuras no Pinheiro


Técnicos da UFRN buscam causas de fissuras no Pinheiro

Após desembarcar em Maceió, no início da tarde desta quinta-feira, técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inciam nesta sexta-feira as investigações para tentar descobrir as causas das fissuras, rachaduras em residências e possivelmente do tremor de terra que tirou o sossego de moradores do Pinheiro.

Acompanhados por representantes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Maceió, os técnicos percorreram as ruas do Pinheiro para conhecer a situação e buscar mais informações sobre o fenômeno.

 

"Chegamos agora há pouco. Não dá pra gente falar nada ainda. É um processo de investigação, antes de tudo a gente vai observar o que está acontecendo, depois vamos formular algumas hipóteses. Já temos algum material enviado pela defesa civil, já estudamos um pouco esse material", disse Francisco Pinheiro, doutor em geologia, e coordenador do Laboratório de Análises Estratigráficas (LAE) da UFRN.

Segundo ele, o laudo feito pelo CPRM levantou quatro hipóteses para o fenômeno. "Uma delas sugere que as fraturas poderiam estar sendo causadas por camadas inconsolidadas de areia que estariam sendo carreadas pelas chuvas. Mas é uma hipótese que vamos levar em consideração", disse Francisco Pinheiro.

Na manha desta sexta-feira, os técnicos da UFRN se reúnem com técnicos da prefeitura, representantes da Ufal e de outras entidades para discutir o assunto. Após a reunião, eles iniciam o trabalho de investigação no Pinheiro

tnh1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News