16/04/2024 16:24:40

27/11/2008 00:00:00

Especiais


Especiais
Os plantadores de cana do Estado de Alagoas viajarão para Recife na próxima terça-feira (02) para reivindicar melhores condições para a categoria, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual pernambucano, onde estará acontecendo uma reunião entre os governadores do Nordeste e o presidente Lula. Eles estão sem receber o pagamento pelo produto vendido às usinas, que estão quebrando por causa da crise financeira mundial, e buscam alternativas para sobreviver. Uma delas é a retomada da luta pela equalização da cana e, nesse sentido, vão pedir o apoio do presidente. Para a categoria, o socorro do governo federal é imprescindível.

A manifestação contará com a participação de aproximadamente 3.000 fornecedores de cana dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. De Alagoas, cerca de 800 plantadores de cana sairão em um ônibus, ainda de madrugada, devendo chegar à capital pernambucana por volta das 8h. A reunião deverá acontecer por volta das 9h e terá como tema a implantação do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), programa que estabelecerá um preço mínimo para a cana de açúcar.

Segundo o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana), Lourenço Lopes, o plano minimizaria os prejuízos oriundos da crise financeira. “O preço de venda da cana está baixo, mas o custo de produção está alto. Com um preço mínimo estabelecido, mesmo que o preço esteja abaixo no mercado, o governo completaria o valor e nós não sairíamos no prejuízo”, explicou o presidente. Ainda segundo Lourenço Lopes, todas as categorias já possuem um preço mínimo para seu produto, exceto os fornecedores de cana.

Os manifestantes se concentrarão em frente ao Palácio do Campo das Princesas e só sairão de lá com a decisão da implantação do Pepro. “A nossa intenção é fazer uma manifestação pacífica e fazer com que o presidente Lula tome uma providência com relação a nossa situação”, afirmou José Lourenço.
 
com gazetaweb // anny rochelly


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News