26/04/2024 16:49:39

27/11/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

O câncer ainda é um dos principais responsáveis por grande parte das mortes em todas as faixas etárias no mundo. No Brasil, o dia escolhido para simbolizar a luta contra essa doença assustadora, cujo nome muitos evitam até mesmo pronunciar, foi 27 de novembro. Esse ano, o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, escolheu como tema o câncer infanto-juvenil. A proposta é conscientizar os pais e profissionais da importância do diagnóstico precoce da doença, que é uma das cinco principais causa de morte entre crianças de cinco anos e a segunda maior na faixa etária dos cinco aos 19 anos.

Será lançado este ano pelo INCA a publicação “Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil”, trazendo um estudo inédito sobre incidências e situações do câncer Infanto-juvenil no país. A cartilha é preparada por especialistas da área, e será um material indispensável para fomentar a discussão sobre orientações necessárias e políticas públicas na área de oncologia pediátrica. Em julho, foi criado o Fórum Permanente de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Câncer, com o objetivo de discutir melhorias no atendimento, divulgar a importância do diagnóstico precoce e a integração de todos no combate e controle da doença.

O câncer é uma doença agressiva e ao mesmo tempo deve ser encarado como um alerta de que algo na vida do paciente não está indo bem e deve ser modificado. É um sinal do corpo do desgaste provocado por algum hábito ou situação que pode ser convertido; por isso a importância do diagnóstico precoce, pois infelizmente ainda na maioria das vezes o alerta só é percebido quando já é tarde demais.

A doença é caracterizada pelo crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos espalhando-se para outras regiões do corpo, no que se chama de metástase. Essas células crescem e se multiplicam rapidamente, de forma agressiva, o que ocasiona a formação de tumores, as neoplasias malignas; existem também tumores denominados benignos, formado por células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original. Não constituem risco imediato à saúde, mas também merecem tratamento visto que alguns tumores benignos podem evoluir para algo mais grave.

Além do INCA outra instituição, ou sociedade de especialidade, voltada em esclarecer e combater o câncer é a Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBD, especializada em dermatologia, ciência médica com mais de dois séculos de existência, que estuda a pele e seus anexos, isto é, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas, cabelos, pêlos, bem como o tecido celular subcutâneo. A SBD foi fundada em 1912.

Aqui em Alagoas existe uma Regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que começou a exercer suas funções no combate e prevenção ao câncer de pele em 1984. No entanto, os estudos em dermatologia no Estado começaram em 1940. O câncer de pele é o tipo de manifestação dessa doença mais freqüente aqui no Brasil, registrando cerca de 25 % dos casos; quando detectado precocemente, apresenta altas chances de cura. No nordeste, devido à grande procura por praias e à alta temperatura, esses números são maiores.
Ainda há muitas especulações sobre as reais causas do câncer. A única certeza que se tem realmente é que ele pode ser provocado por fatores externos como sol em demasia, tabagismo, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo consumo em excesso de alimentos industrializados.

Especula-se até ser um sinal de crise espiritual, pois segundo o postulado de alguns especialistas em câncer mais modernos e de mente mais aberta, o câncer seria a manifestação física da falta de esperança. Poder-se-ia dizer que se trata de uma pessoa que perdeu a fé na vida, o seu caminho, a confiança em dias melhores, numa possibilidade de vida melhor; alguém que não acredita que o mundo possa evoluir, melhorar, e isso estaria de certa forma contribuindo para a condenação de qualquer tipo de sonho ou aspiração que essa pessoa viesse a ter.

Não há surpresa em saber que o corpo dessa pessoa venha a sentir os efeitos dessa sobrecarga. Equivale biologicamente a um suicídio.

por isaac moraes - estagiária Jornal Alagoas em Tempo
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News