24/04/2024 08:16:33

Curiosidades
18/04/2018 17:06:00

Por que sentimos sede quando exageramos no doce ou na bebida alcoólica


Por que sentimos sede quando exageramos no doce ou na bebida alcoólica

Um estudo publicado na semana passada no periódico científico Journal Cell Metabolism encontrou a razão pela qual você sente sede quando ingere muito açúcar ou álcool.

Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que é o hormônio chamado FGF21, produzido pelo fígado, quem manda mensagem ao cérebro para aumentar nossa sede e nos forçar a beber água.

E quando exageramos no doce ou na bebida, este hormônio entra em ação e é produzido em maior quantidade. "Agora sabemos que este hormônio viaja no nosso sangue para uma parte específica do cérebro, o hipotálamo, para estimular a sede, evitando nossa desidratação", explicou o professor de biologia molecular do centro médico da Universidade do Texas, Dr. Steven Kliewer, ao site americano Medical Daily.

O hormônio FGF21 é secretado principalmente pelo fígado e tem um papel importante na regulação da quantidade de doces que uma pessoa tende a comer. Um estudo do Novo Nordisk Foundation Center for Basic Metabolic Research, entidade sediada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que de um certo modo, ele é responsável pelo "controle da gula por doces".

Agora, o estudo publicado pela Universidade do Texas mostra que o FGF21 também estimula a sede quando percebe que o corpo apresenta alto nível de açúcar.

"O estudo sugere que o FGF21 pode ser usado como droga para limitar o consumo de álcool e proteger contra seus efeitos no corpo humano", disse Dr. David Mangelsdorf, um dos pesquisadores.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News