28/03/2024 09:24:56

Justiça
17/04/2018 14:30:00

Raquel Dodge reforça denúncia contra Renan Calheiros


Raquel Dodge reforça denúncia contra Renan Calheiros

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reforçou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

A denúncia foi apresentada em agosto de 2017 pelo então procuradora-geral, Rodrigo Janot. O senador é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos da Transpetro. O relator é o ministro Edson Fachin, e a acusação será analisada pela Segunda Turma. Ainda não há data para isso acontecer.

Também foram alvo da denúncia o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, os empresários Luiz Fernando Maramaldo e Nelson Maramaldo e o ex-executivo da Odebrecht Fernando Reis.

Raquel Dodge rebateu as defesas que foram apresentadas ao STF pelos acusados. Um dos argumentos é que a denúncia é baseada apenas em depoimentos de colaboradores.

A procuradora-geral, no entanto, disse que esses depoimentos foram “corroborados, ou, pelo menos, acompanhados, por elementos de prova independentes”. De acordo com ela, as delações premiadas foram apenas um “ponto de partida” para as investigações.

Ela ainda alegou que, em alguns momentos, a denúncia não detalha atitudes específicas porque trata-se de um “complexo esquema de corrupção e de lavagem de dinheiro envolvendo diversas pessoas, divididas em núcleos especializados em determinadas tarefas”.

Para a procuradora-geral, a denúncia evidenciou uma “corrupção sistêmica, de caráter marcadamente político”:

jornal a noticia



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News